Siga o @canaltech no instagram

João Doria anuncia programa de monitoramento por drones que auxiliará a PM

Por Se Hyeon Oh | 15 de Abril de 2019 às 07h51

A evolução da tecnologia traz grandes mudanças na vida das pessoas e entrega ferramentas inovadoras que podem ser de grande ajuda à sociedade. Um exemplo disso pôde ser notado na última sexta-feira (12) com o anúncio do governador de São Paulo, João Doria, que revelou estar implantando o programa Dronepol para auxiliar o trabalho de vigilância da Polícia Militar por meio de drones. Os policiais que utilizarão esses equipamentos deverão passar por cursos específicos.

De acordo com a UOL, o governo paulista pretende desembolsar mais de R$ 6,3 milhões para adquirir os 208 drones que serão usados no programa. Ainda, foi informado que o processo de aquisição será realizado através de licitações, ainda neste semestre, com a expectativa de receber os equipamentos até o mês de outubro.

João Doria afirma que eles farão parte do sistema “Olho de Águia” da Polícia Militar, o qual realiza o monitoramento em tempo real e envia as imagens capturadas para o Centro de Operações. Ainda, ele explica que o custo operacional gerado por um drone equivale é 140 vezes menor do que o de um helicóptero, além da funcionalidade e a eficiência deles serem melhores por conseguirem voar em baixa altitude.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Todavia, vale destacar que, antes da utilização, os drones precisam ser homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DCEA), além de estarem de acordo com normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Fonte: UOL

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.