Publicidade

Testes "desmascaram" Apple M1 Ultra; não é mais potente que RTX 3090

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Apple
Apple
Tudo sobre Apple

Com as primeiras análises comprovando que o novo chip M1 Ultra é tão poderoso como poderíamos esperar, o The Verge decidiu revisitar as comparações feitas pela Apple e colocar lado a lado o processador da Apple e a placa gráfica RTX 3090 para ver se o M1 Ultra supera de fato uma das principais GPUs do mercado. E a resposta é "não" — mas também "sim."

Durante a apresentação do M1 Ultra, a Apple mostrou ao público o gráfico abaixo, que mede no eixo X a performance relativa e no eixo Y o consumo em watts.

O M1 Ultra atinge performance ligeiramente superior à da RTX 3090 consumindo cerca de 200 W de potência, mas o que a Apple não mostra é que o gráfico em cinza, da placa da Nvidia, não para por aí.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Sem um olhar crítico, você poderia imaginar que o chip compacto da Apple é mais poderoso que a gigantesca GPU da NVIDIA — e parece que a Apple queria passar essa impressão —, mas não é bem assim.

Testes de desempenho realizados pelo The Verge mostram que o M1 Ultra é sim um baita chipset, mas fica muito abaixo da RTX 3090 em termos de processamento gráfico.

No Geekbench 5, a RTX 3090 com Core i9-10900, 64 GB de RAM e 2 TB de SSD atinge nada menos que 215 mil pontos.

O Mac Studio com M1 Ultra, GPU de 64 núcleos, 128 GB de RAM e mesmos 2 TB de SSD entrega menos da metade do resultado: com 102 mil pontos utilizando a API Metal da Apple. Com OpenCL o resultado é ainda inferior: apenas 83 mil pontos.

Rodando Shadow of the Tomb Raider, a RTX 3090 atinge até 140 FPS em resolução 4K, enquanto o Mac Studio com M1 Ultra atinge 108 FPS.

Em resolução 1440p (2K), a RTX 3090 oferece até 114 FPS, já o processador da Apple entrega desempenho de 96 FPS.

Continua após a publicidade

O fato é que, sim, a Apple entrega um desempenho muito potente e de baixo consumo energético quando compara o chip M1 Ultra com uma RTX 3090, entretanto, omite que o gráfico da GPU continua subindo para entregar performance ainda superior, mesmo consumindo muito mais.

Este seria um gráfico um pouco mais preciso (sem pretensão em corresponder precisamente à realidade) do que representaria o poder do M1 Ultra e quanto a RTX 3090 poderia atingir:

Continua após a publicidade

Que fique claro que, sim, o M1 Ultra é um processador extremamente poderoso e não existe concorrente direto à altura que entregue tanto desempenho em um único chipset tão compacto, mas placas gráficas mais potentes existem.

Ainda assim, para profissionais que buscam um novo Mac de alta potência, o Mac Studio com M1 Ultra é sem dúvida a melhor opção que pode existir.

Fonte: The Verge