Há 35 anos, primeiro Macintosh era apresentado ao mundo por Steve Jobs; relembre
Por Natalie Rosa |
Nesta quinta-feira, 24 de janeiro, comemora-se o 35° aniversário da apresentação de Steve Jobs para mostrar o primeiro Macintosh, em 1984. A revelação da novidade aconteceu durante um encontro anual da Apple com investidores no Flint Center, localizado na cidade de Cupertino, na Califórnia.
Na apresentação, registrada em vídeo, Steve Jobs apresenta a máquina ao som de aplausos e gritos da plateia. Em um determinado momento, ele insere um saudoso disquete no Macintosh, que começa a rodar um vídeo com a música Titles, do músico Vangelis, famosa em todo o mundo por fazer parte de diversas produções da TV e cinema.
Então, a máquina começa a se apresentar em um texto rodando na tela e em "voz alta":
"Olá, eu sou o Macintosh. Com certeza foi ótimo sair dessa sacola. Não estou acostumado a falar em público, gostaria de compartilhar com você uma máxima que descobri da primeira vez em que entrei em um mainframe da IBM: NUNCA CONFIE EM UM COMPUTADOR QUE VOCÊ NÃO PODE ERGUER. Obviamente, eu posso falar, mas agora eu gostaria de sentar e ouvir. Então, é com orgulho considerável que eu apresento um homem que tem sido como um pai para mim... STEVE JOBS".
Dois dias antes do evento, o Macintosh chegou a ser apresentado brevemente durante o Super Bowl XVIII na CBS:
Seis dias depois da apresentação oficial, no dia 30 de janeiro, Steve Jobs voltou a público para falar sobre a novidade no evento Boston Computer Society:
Nos Estados Unidos, o Macintosh chegou a custar US$ 2.495, equivalente a US$ 6 mil com os ajustes atuais. As especificações contavam com processador Motorola 68000 de 8 MHz, 128 KB de memória RAM e unidade de disquete de 400 KB.
Para comemorar os 35 anos do grande lançamento da Apple, o CEO Tim Cook publicou uma homenagem em seu Twitter:
"Há 35 anos, o Macintosh disse 'Oi'. Isso mudou a forma em que pensamos sobre os computadores e começamos a mudar o mundo. Nós amamos o Mac e hoje estamos orgulhosos que mais pessoas do que nunca estão usando ele para seguir suas paixões e criar o futuro", disse o executivo.
E você, já chegou a conferir um Macintosh de perto? Se sim, conte aqui nos comentários como foi a experiência.
Fonte: Mac Rumors