Vai fazer Enem? YouTube Edu vai dar "aulão" ao vivo no sábado (26)

Por Nathan Vieira | 24 de Outubro de 2019 às 21h50
Agência Brasil/Lucas S. Paiva/Guia do Estudante
Tudo sobre

YouTube

Saiba tudo sobre YouTube

Ver mais

O Enem 2019 vai acontecer nos dias 3 e 10 de novembro, que estão cada vez mais próximos. No primeiro domingo (3) serão aplicadas uma redação e duas provas — de linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias —, enquanto a semana seguinte tem as provas de ciências da natureza e matemática. Mais do que nunca, agora é a hora de fazer aquela enorme revisão de conteúdo, para fazer a prova da melhor maneira possível. E é com isso em mente que o canal YouTube Edu vai fazer uma transmissão ao vivo com professores educacionais da plataforma, revisitando os conteúdos que estarão no Enem. O aulão acontece no próximo sábado (26), às 13h30, e dura cerca de quatro horas.

O YouTube já havia feito a revisão em anos anteriores. Segundo a tradição, essa aula especial conta com a participação de youtubers educacionais famosos e costuma atrair milhares de visualizações. Na edição atual, a transmissão será comandada pelo youtuber Felipe Castanhari, do canal Nostalgia, e conta com a participação de canais como Plantão do Matemático, ProEnem, Chama o Físico, Eduardo Gafa, Português para Desesperados, Literatura Legal, QG do Enem, HistoriAção Humanas e Descomplica, com direito a dúvidas ao vivo de pessoas que enviarem suas perguntas por meio da hashtag #ENEMnoYoutubeEDU no Twitter.

Felipe Castanhari, do Canal Nostalgia, vai ser o apresentador do aulão de revisão do YouTube Edu

Esses canais do YouTube fazem a alegria do vestibulando, unindo diversão com aprendizado, com direito até a paródias musicais, como um caso recente de um feat com a drag queen Aretuza Lovi, com a mudança da letra de Joga a Bunda para Hipotenusa. É o caso do Descomplica, por exemplo, que também dispõe de videoaulas gratuitas, além de outros vídeos voltados a estudantes. No caso do ProEnem, que também vai marcar presença nessa revisão do YouTube Edu, a revisão vai contar com a participação especial de ninguém menos que a própria rainha da internet: a Gretchen.

A proposta do YouTube é incentivar projetos educacionais na plataforma, para formentar o conhecimento. Em 2018, a plataforma de vídeos investiu US$ 20 milhões (aproximadamente R$ 80 milhões) no YouTube Learning. Em 2019 foi divulgada a criação de um novo recurso, chamado "Playlists Educativas".

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.