Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vai fazer Enem? Até a Gretchen está ajudando em aulas no YouTube

Por| 22 de Outubro de 2019 às 18h25

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre YouTube

Tendo em mente o Enem cada vez mais próximo, várias plataformas online servem de refúgio a estudantes que procuram um reforço ou uma forma fácil de estudar e tirar dúvidas. E como o exame está próximo, vários canais do YouTube estão com videoaulas preparatórias com conteúdo bem rico para os alunos do ensino médio.

Uma delas, a ProEnem, é uma plataforma de ensino à distância. O pessoal decidiu preparar um material no mínimo excêntrico para os estudantes: suas videoaulas, que ficam disponíveis gratuitamente no canal do YouTube, vão contar com a participação especial de ninguém menos que a própria rainha da internet: a Gretchen, é claro.

Gretchen já tinha marcado presença no ProEnem de 2018, e parece que gostou da experiência de divertir os alunos, já que está de volta na edição de 2019. Além da rainha dos memes, as videoaulas contam com outras participações especiais, como Thati Lopes, do Porta dos Fundos (lembra aquele vídeo com a Xuxa, do "Quem é essa gente toda aqui"? Então, ela mesma), e o comediante Jefferson Schroeder (aquele que consegue fazer várias vozes diferentes).

Como nem tudo é meme, vamos falar sobre as aulas e unir o melhor de dois mundos: elas trazem uma revisão completa de conteúdos para o Enem a vestibulandos de todo o Brasil. Acontece que falta menos de um mês para o Enem, cujas provas ocorrem nos dias 3 e 10  de novembro, e chegou o momento de revisar o conteúdo. Pensando nisso, o  ProEnem,  preparou uma rotina diária de revisão: até as vésperas das provas, o calendário estará completo com o projeto “Reta Final”, que inclui também eventos especiais em outubro e novembro. Esse  modelo mais descontraído destas edições, realizadas  quando os alunos já estão com os conteúdos dominados, tem o intuito de ajudar a aliviar a tensão pré-Enem.

Continua após a publicidade

A equipe de professores está pronta para reforçar as principais questões, além de dar dicas quentes para a redação, que é uma das exigências mais temidas pelos estudantes que ano a ano se submetem ao Enem.

Há outros canais no YouTube que também fazem a alegria do vestibulando, unindo diversão com aprendizado, com direito até a paródias musicais, como um caso recente de um feat com a drag queen Aretuza Lovi, com a mudança da letra de Joga a Bunda para Hipotenusa. É o caso do Descomplica, por exemplo, que também dispõe de videoaulas gratuitas, além de outros vídeos voltados a estudantes. No entanto, além de assistir às aulas gratuitas, a pessoa também pode assinar pacotes com vídeos mais completos, materiais de estudo, aulas gravadas, aulas ao vivo, exercícios e monitorias. Há alguns pacotes específicos também, como o de medicina, que é focado em ajudar quem quer passar no vestibular desse curso.

Continua após a publicidade

O Aula Livre também é um canal cheio de vídeos educativos e descontraídos, voltados ao público juvenil. Além das videoaulas disponíveis no YouTube, a plataforma online também traz pacotes de assinatura para os vestibulandos, com planos de estudo, simulados, aulas ao vivo e apostilas. Enquanto o plano básico fica por R$ 154, o mais completo fica por R$ 238.

É válido lembrar também da existência de alguns canais mais segmentados por disciplina, como o Biologia Total com Prof. Jubilut, o canal Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio e também o Redação e Gramática Zica, por exemplo, que também contam com vídeos educativos, mas mais específicos (ideal para quem está com problemas em uma determinada disciplina na escola, por exemplo, ou quer aprofundar os conhecimentos em uma matéria específica).