Publicidade

Quer melhorar seu salário? 6 dicas para você conseguir um aumento

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Pexels/Fauxels
Pexels/Fauxels

Negociar com o seu superior nem sempre é uma tarefa fácil e pode ser motivo de ansiedade para muitos colaboradores. Como abordar, o que falar e quando são alguns dos principais questionamentos que podem surgir quando o assunto é pedir um aumento. No entanto, apesar do desconforto da ideia, é fundamental que profissionais valorizem seu trabalho e busquem por uma remuneração equivalente à sua entrega.

Antes de partir para a ação, é preciso planejar os argumentos, se preparar psicologicamente para o pedido — e a possível recusa. Segundo Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, explica que "a calma auxilia na elaboração de melhores argumentos e também contribui para a negociação do aumento. Geralmente, a resposta não é dada na hora, portanto também precisam saber esperar”.

Confira as seis dicas que o Infojobs separou para garantir uma melhor remuneração, a seguir;

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

6 dicas para conseguir um aumento de salário

1. Prepare os argumentos

Ao preparar os argumentos, é fundamental enfatizar os benefícios que o trabalho do profissional oferece à empresa. Além disso, vale mencionar tempo de casa, principais resultados e as habilidades que estão contribuindo para o crescimento do negócio. Usar motivos pessoais ou chantagem emocional devem ser evitados.

“A retenção de talentos é um dos principais desafios enfrentados pelo RH. Portanto, quanto menor a rotatividade, melhor para o desenvolvimento de trabalhos a longo prazo. Apresentando os argumentos certos, como demonstrar a defasagem salarial, comprometimento e competência, a chance da resposta positiva é mais alta”, pontua Ana Paula.

2. Entenda o momento da empresa

Antes de realizar o pedido, o profissional deve observar a empresa além ds seus resultados individuais, avaliando o seu momento atual no mercado. Um cenário difícil aumenta as chances do pedido ser negado, portanto, é preferível esperar uma outra oportunidade.

3. Negocie um aumento compatível com o mercado de trabalho

Pesquisar a média salarial de profissionais no mesmo ramo, competência e função é o primeiro passo para chegar a uma boa proposta. A partir deste parâmetro, é possível adicionar uma porcentagem de 5 a 20%. No site do Infojobs, é possível conferir a média salarial de diversas empresas e cargos.

Continua após a publicidade

4. Saiba a melhor hora de abordar o gestor

Segundo Ana Paula, a principal dica é analisar o cotidiano do superior antes de fazer a abordagem. "A solicitação não pode ser feita quando as demandas de trabalho impedem uma melhor negociação e nem quando está passando por algum problema pessoal ou profissional. As chances de negativa em uma situação adversa são maiores”, aconselha a CEO do Infojobs.

Além disso, é fundamental entender os meios de comunicação ideais para realizar a proposta. Evite conversas pelo WhatsApp, chats, entre outros meios "informais", sempre dando prioridade para conversas ao vivo. Em casos de trabalho à distância, é preferível marcar uma reunião por chamada de vídeo.

5. Deixe a vergonha de lado durante a conversa

Continua após a publicidade

Apesar da vergonha e nervosismo que a situação pode causar, o funcionário deve controlar esses sentimentos para demonstrar o seu valor e conquistar o que deseja. Crie um ambiente amigável e descontraído — na medida — para evitar que o superior veja a tentativa como uma "chantagem".

6. Mostre como pode contribuir para resultados ainda melhores

É fundamental demonstrar à empresa o seu valor através do que já foi realizado. No entanto, uma empresa não pode viver no passado e para chamar a atenção do seu superior, é preciso demonstrar as suas intenções, planos e estratégias de como entregar ainda mais resultados.