Publicidade

Cursos grátis para quem quer começar - ou já é um iniciado - na área de TI

Por| 01 de Junho de 2021 às 08h50

Link copiado!

envato / hoangpts
envato / hoangpts

Começar a carreira no mundo da Tecnologia exige investimentos que muitas pessoas, infelizmente, não têm condições de fazer, seja no ensino superior ou em instituições especializadas. Para tentar resolver uma parte do problema, escolas e empresas vêm oferecendo cursos gratuitos tanto em TI, quanto em áreas relacionadas, como o Marketing Digital.

Ainda que eles sejam mais básicos que as versões pagas, esses cursos são uma introdução para quem quer explorar o universo da Tecnologia. Logo, confira abaixo quatro deles, voltados tanto para iniciantes, quanto para quem já possui algum tipo de experiência na área. E, como bônus, dois programas de bolsas para profissionais de TI.

Agora é mãos à obra!

Continua após a publicidade

Para iniciantes

Gama Academy / Perestroika

Escola especializada na seleção e formação de talentos para o mercado digital, a Gama Academy abriu inscrições para um curso gratuito, que leva o nome de "Marketing na vida real". Com um conteúdo voltado para as habilidades de marketing consideradas imprescindíveis na vida real e que fazem toda diferença nos negócios, o aluno terão três dias de aulas online, ao vivo e exclusivas.

Os participantes aprenderão sobre as hard skills (data analytics na prática, business writings), soft skills (níveis de criatividade aplicados ao marketing, vulnerabilidade e autenticidade), além de estratégias reais e aplicáveis para pessoas reais. Segundo o estudo Tech Jobs Report 2020, produzido pela Gama, 52,8% das empresas mapeadas têm dificuldades na contratação de profissionais já que muitos candidatos não possuem conhecimento técnico e habilidades necessárias (soft skills) para o cargo.

Continua após a publicidade

O programa, em parceria com a Perestroika , escola de metodologias criativas, entregará um certificado de conclusão para os participantes. O marketing digital é uma das áreas mais aquecidas do mercado. Conforme o mesmo Tech Jobs Report 2020, a média salarial de um analista de marketing digital júnior e pleno chega a R$ 2.858 e R$ 4.545, respectivamente.

Para ter acesso às três aulas - que ocorrerão nos dias 8, 10 e 14 de junho - os alunos deverão acessar o site especial do programa e realizar a inscrição.

Para os já iniciados

Continua após a publicidade

Samsung

O Samsung Ocean programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, terá jornadas diversas em tecnologia na agenda de cursos online e gratuitos em junho. Com 29 atividades programadas no mês, estão previstas abordagens para experiência do usuário em plataformas digitais (UX), conteúdos com foco em sistema operacional em Android, linguagem de programação Python e Inteligência Artificial.

A agenda - que pode ser acessada clicando aqui - foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de São Paulo (USP), Unicamp e parceiros. Além de UX, Android, Python e Inteligência Artificial, também estão previstas trilhas de atividades para temas como Blockchain, Backend, Frontend, Internet das Coisas e Bixby, assistente virtual criada pela Samsung, e ações com foco em startups e games.

As inscrições já podem ser feitas pelo site da Samsung Ocean, clicando aqui. Se preferir, o usuário pode fazer o cadastro via aplicativo para smartphones Android, disponível para download na Play Store.

Continua após a publicidade


Kenoby

Empresa que oferece um software SaaS (Software as a Service) para gestão, ponta a ponta, do recrutamento e seleção das empresas, a Kenoby acaba de lançar uma metodologia nova e proprietária. Em formato de um curso gratuito, o programa conta com 23 aulas, baseado nas etapas: arquitetar, atrair, qualificar, contratar e analisar. O objetivo é ajudar as empresas a aumentar as chances de encontrar candidatos alinhados à cultura organizacional.

Com o nome de Método Saga, o curso levou cerca de seis meses para ser desenvolvido, a partir de experimentação, testes e pilotos. Ele posiciona o recrutamento como um processo científico e humano, capaz de fazer o match ideal entre empresa, vaga e talento, além de trazer precisão aos processos. Além disso, a metodologia leva em consideração as dores e os desafios pelas quais passam a área, as mudanças na sociedade e no mercado pós-pandemia, as transformações tecnológicas e novos formatos como teletrabalho.

Continua após a publicidade

São cinco etapas que guiam a metodologia: arquitetar, atrair, qualificar, contratar e analisar. Estas são ainda complementadas pela inteligência de match da hrtech, que garantem processos cientificamente validados a partir de três pilares: Fit cultural, Fit técnico e Soft skills do futuro. É fundamentado por três aspectos que devem ser analisados em todo o recrutamento, visando direcionar processos mais eficazes e contratações baseadas em dados, que são: menos viés e mais diversidade, experiência da pessoa candidata e People Analytics. Ao final, o participante faz a prova, e a depender da pontuação, pode emitir o certificado.

Para se inscrever no curso da Kenoby, basta acessar a página especial da iniciativa.

TOPdesk

Empresa especialista em service desk para ITSM e Enterprise Service Management (ESM), a TOPdesk promove no próximo dia 15 de junho (8h30), o TOPdesk SEE 2021. O evento abordará como a gestão da tecnologia pode fidelizar clientes.

Continua após a publicidade

O evento é voltado para lideranças inovadoras de ITSM, gerentes de TI, coordenadores(as) de Service Desk, entre outros profissionais que atuam com tecnologia e negócios, e que tenham interesse em encantar seus clientes, por meio de jornadas excepcionais com o uso da tecnologia.

Os palestrantes incluem Wolter Smit, CEO e fundador da TOPdesk, Duncan Wardle, fundador da iD8 & innov8 e que trabalhou por anos como diretor de Inovação e Criatividade na Disney, Hannah Fry, matemática e comunicadora, além de Jitske Kramer, antropóloga corporativa.

De acordo com o Gartner (abril/2021) até 2025, as organizações valorizarão a experiência do cliente como um todo, sendo que este aspecto será considerado uma vantagem competitiva. Para fidelizar e encantar os clientes é importante pensar num colaborador apaixonado pela organização, gerando aumento de produtividade e com isso melhores resultados.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na página especial do evento.

Continua após a publicidade

Bolsas

Fundação Estudar

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para o processo seletivo do seu novo programa de bolsas, o “Fellowship Tech”. O objetivo da iniciativa é apoiar estudantes brasileiros da área de tecnologia que estejam nas melhores universidades do mundo.

O processo seletivo avalia habilidades técnicas e comportamentais dos candidatos e, para participar, é necessário ser brasileiro ou brasileira e estar matriculado ou no processo de aceitação para graduação (Major, Double Major e Minor) ou intercâmbio no exterior em cursos da área de tecnologia (Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Engenharia de Software, Jogos Digitais ou cursos relacionados).

Continua após a publicidade

Além da bolsa de estudos, a Fundação Estudar também oferece apoio individual e personalizado para alavancar os projetos e a carreira dos Fellows, por meio de contato com especialistas; conexão com oportunidades no mercado; cursos; eventos e mentoria com fundadores de startups e profissionais que são referência na área.

Os jovens interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 27 de junho acessando a página especial do programa.


VTEX

Empresa especialzada no desenvolvimento de plataforma de e-commerce, a VTEX anunciou que estão abertas as inscrições para a segunda edição do Hiring Coders, programa de treinamento em programação voltado para desenvolvedores que desejam se aprimorar para o mercado do comércio eletrônico.

Continua após a publicidade

A ação é feita em parceria com a Gama Academy, escola de capacitação digital. O programa oferece 10 mil bolsas gratuitas para o treinamento, com duração de dois meses e meio. Ao final, os alunos com os melhores resultados poderão ser selecionados para concorrer a vagas de emprego na VTEX e em empresas parceiras.

O programa visa desenvolver profissionais em início de carreira que já possuam uma base de lógica e programação, além de incentivá-los a trabalhar no mercado de e-commerce, que está em amplo crescimento no Brasil e no mundo.

Os 10 mil selecionados receberão aulas online com mentoria de profissionais do mercado, além de seguir a metodologia de ensino da Gama Academy. Além de serem treinados em programação para ecommerce e Full-stack, dominando as linguagens JS, Node e VTEX IO, os alunos também terão aulas de soft skills, competências comportamentais exigidas pelas empresas do mercado digital para aprimorar capacidades de entrega, colaboração em equipe e versatilidade.

Continua após a publicidade

Ao final do curso, os participantes recebem um certificado em VTEX IO, habilitando-os a trabalhar com as tecnologias nativas da VTEX, utilizada por clientes em 32 países em todo o mundo.

As inscrições para o VTEX Hiring Coders estão abertas até 11 de junho, e podem ser feitas pela página especial do programa. A seleção prioriza os candidatos com pelo menos seis meses de experiência na área de programação. O programa acontecerá entre os dias 24 de junho e 29 de agosto, pela plataforma online da Gama Academy e termina com o Desafio Final, em que os 300 melhores colocados apresentam os projetos desenvolvidos durante o curso.