Cursos grátis e bolsas para quem quer começar - ou já atua - na área de TI

Cursos grátis e bolsas para quem quer começar - ou já atua - na área de TI

Por Rui Maciel | 25 de Junho de 2021 às 09h10
Envato / Dragon Images

Começar a carreira no mundo da Tecnologia exige investimentos que muitas pessoas, infelizmente, não têm condições de fazer, seja no ensino superior ou em instituições especializadas. Para tentar resolver uma parte do problema, escolas e empresas vêm oferecendo cursos gratuitos tanto em TI, quanto em áreas relacionadas, como o Marketing Digital.

Ainda que eles sejam mais básicos que as versões pagas, esses cursos são uma introdução para quem quer explorar o universo da Tecnologia. Logo, confira abaixo quatro deles, voltados tanto para iniciantes, quanto para quem já possui algum tipo de experiência na área. E, como bônus, dois programas de bolsas para profissionais de TI.

Agora é mãos à obra!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para iniciantes

Rocketseat

Edtech que oferece conteúdos e desafios para formar profissionais de programação com metodologia e plataforma próprias, a Rocketseat lançou o Discover, curso totalmente gratuito para novos desenvolvedores estudarem online.

Recentemente as startups Rocketseat e Shawee somaram forças para construir uma ponte entre empresas e desenvolvedores por meio da educação, e reunir em uma única plataforma todo o ecossistema de programação, começando pelo Discover, onde o aluno pode aprender do zero os fundamentos do desenvolvimento. O curso traz aulas com fundamentos da programação, que vai do zero até os primeiros passos na carreira de desenvolvedor.

Com 500 aulas disponíveis nessa modalidade e mais de 50 mil inscritos já nos primeiros meses, a edtech caminha para alcançar o seu propósito, que é ajudar todo o ecossistema de programação a acompanhar a evolução da tecnologia de forma sustentável e assim suprir o gap dos mais de 264 mil profissionais da área que serão necessários até 2024. . A Rocketseat pretende formar 100 mil profissionais até 2023, o que representa ¼ da necessidade do mercado.

Para se inscrever no curso, basta acessar a página do programa clicando aqui.


Instituto Alpha Lumen

Sediado em São José dos Campos, o Instituto Alpha Lumen abre inscrições para a 2ª edição do processo seletivo para o Alpha EdTech, uma Code Academy gratuita que tem como vantagem ser remunerada e de formação acelerada, além de ter a garantia de emprego no final do curso. O objetivo é dar oportunidade aos jovens talentosos em situação de vulnerabilidade que desejam trabalhar com tecnologia.

O curso tem três semestres de duração, ou seja, 18 meses e será 100% online. O aspirante a desenvolvedor estudará 8 horas por dia, com conteúdo de hard skills, soft skills e curso de língua inglesa. Os selecionados contam ainda com atividades desenvolvidas pelas empresas parceiras, como oficinas, webinars, desafios etc. Após a formação, o profissional é contratado pela empresa que investiu em sua aprendizagem. Com isso, ele passa a ter a chancela de embaixador do projeto e o compromisso de orientar as novas turmas.

A iniciativa tem apoio das Fundações Brava e Behring e do empresário André Street, fundador da Stone, por meio da Stone Impacta. Hoje conta com a parceria de mais de 20 empresas nacionais e internacionais com atuação no Brasil, entre elas a própria Stone, Vitta, Hash, Brex, DMCard, Cloudwalk, Farfetch, Back4app, DeppESG, Devell e Recrutei.

As inscrição para o Projeto Alpha Edtech vão até dia 25 de junho e podem ser feitas na página especial do programa, clicando aqui.

Google

O Google lançou no último dia 22 uma nova edição do Cresça com o Google para Mulheres, dedicada especialmente ao desenvolvimento de carreiras de mulheres na área de tecnologia.

Com a presença de especialistas do Google e convidadas da PrograMaria, MasterTech e do Olabi, o programa de treinamento e capacitação oferecerá palestras sobre os desafios e oportunidades na tecnologia com o objetivo de promover o aumento do número de mulheres em carreiras na área.

O programa foi cuidadosamente desenhado para apresentar os desafios, as oportunidades e a aplicação de habilidades na prática, com uma agenda de incentivo e suporte às mulheres. O conteúdo programático está dividido em sete assuntos. Confira abaixo a programação completa e quem ministrará cada tema:

  • Por onde começar a minha carreira: Mariana Pezarini, Diretora de Operações da PrograMaria;
  • Oportunidades na área de tecnologia para elas: Patricia Haizer, Engenheira de Software no Google;
  • Seja a protagonista da sua carreira: Silvana Bahia, Diretora Executiva de Projetos na Olabi;
  • A tecnología a favor da produtividadeMelina López, Gerente de Produto no Google;
  • Processo seletivo: Como aplicar em vagas de tecnologia: Kelly Maia, Recrutadora de Engenharia do Google;
  • Trajetória na Tecnologia: Camila Achutti, CEO e Fundadora da MasterTech.

As inscritas no Cresça com o Google para Mulheres na Tecnologia terão acesso a diversos recursos e ferramentas durante o treinamento, inclusive um desconto exclusivo na matrícula dos cursos de programação da PrograMaria. Entre os recursos está o Grasshopper , aplicativo gratuito que ensina gratuitamente os conceitos-base da programação computacional, utilizando uma linguagem simples e atrativa para quem é iniciante na área. Criado pelo próprio Google e lançado neste mês , a plataforma já conta com uma versão em português no Brasil.

Para se inscrever, basta acessar a página especial do programa.

PouPay+

A PouPay+, fintech responsável pelo aplicativo homônimo de gestão financeira exclusivo para mulheres, lança a primeira edição da Jornada da Independência Financeira Feminina, que será oferecida a até 10 mil mulheres de forma online e gratuita entre os dias 1 de julho e 6 de agosto. O objetivo da equipe responsável pela iniciativa é o de educar mulheres e ajudá-las na gestão de gastos e na melhor utilização de recursos.

Abordando o conteúdo de forma didática e trazendo aspectos financeiros desde o princípio, o curso é destinado a mulheres com pouco ou nenhum conhecimento em finanças, abordando desde o reconhecimento do perfil financeiro de cada uma até a gestão do dinheiro em si e processos de investimento.

As aulas serão ministradas por Aline Rezende, CEO da PouPay+. Contando com sete módulos, com uma hora de duração cada, a especialista começará os trabalhos pelo reconhecimento do perfil financeiro e dos padrões pessoais das participantes. Os módulos também passarão pela identificação de gastos e explicações sobre gestão financeira, recursos para investimentos, planejamento financeiro profissional, alcance de objetivos financeiros e, por fim, haverá um módulo final e exclusivo sobre protagonismo feminino e empreendedorismo.

Os módulos serão liberados semanalmente, sempre às 8h das segundas-feiras, ficando disponíveis para acesso a todas as mulheres cadastradas durante o período do curso, permitindo que voltem ao conteúdo a qualquer momento e revejam as aulas para tirar dúvidas ou reforçar o aprendizado.

Abaixo a grade do curso:

  • Módulo 1 - Empoderamento Feminino (Quem é você?)
  • Módulo 2 - Finanças femininas (você controla o que conhece)
  • Módulo 3 - Assumindo o controle de suas finanças (organização financeira)
  • Módulo 4 - Responsabilidade de investir (gerindo recursos para investir)
  • Módulo 5 - Como realizar ainda mais (planejamento personalizado)
  • Módulo 6 - Protagonismo feminino (alcance seus objetivos)
  • Módulo 7 - Empreendedorismo feminino e liderança (crescimento só depende de você)

A Jornada da Independência Financeira Feminina já está com as inscrições abertas, que podem ser feitas na página especial do programa, clicando aqui.

Para os já iniciados

SAP

Consultorias SAP concorrentes, Alfa, G2, Ramo, Grupo Skill, SPS Group, Tango.Tech e Trade One estão unidas para promover a formação gratuita de profissionais para atuarem em empresas que trabalham com o sistema de gestão SAP Business One. Atualmente, a demanda por esse tipo de especialista é bastante alta.

Os candidatos a consultores SAP Business One precisam ter formação superior em TI, Ciências Contábeis, Administração ou Finanças. Além disso, são necessários cinco anos de experiência profissional nas áreas de graduação. Exige-se ainda especialização em processos empresariais, além de conhecimentos no software usado para gerenciar todas as áreas de uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte.

Nesse curso, o participante aprenderá:

  • Usar o sistema de gestão e realizar todas as operações necessárias para controlar uma empresa;
  • Instalar e configurar o software;
  • Explorar todos os recursos para obter informações de uma empresa - custos, despesas, vendas, logística.

As inscrições para o curso de capacitação vão até o dia 30 de junho, com o início agendado para 03 de agosto. O programa oferece 200 vagas e será 100% online, com as aulas ao vivo, ministradas de terça a quinta-feira, das 16h às 21h30, com carga horária total de 40 horas. Nesse ambiente, os alunos poderão esclarecer dúvidas e trocar experiências, terão acesso a apostilas digitais com conteúdo atualizado e também um canal no YouTube, além de diversos links de relacionados ao tema.

Para realizar a inscrição, basta acessar a página especial do programa, clicando aqui.


Localiza

A Localiza abriu 60 vagas para cursos gratuitos de programação em .Net e Kotlin. Podem se candidatar pessoas desenvolvedoras com um ano ou mais de experiência que tenham disponibilidade para atuar em Belo Horizonte ou Recife.

Serão duas turmas de 30 alunos para cada linguagem e os destaques terão a oportunidade de integrar o time do Localiza Labs, laboratório de tecnologia e ciência de dados da Companhia, que conta atualmente com mais de 700 colaboradores. Os alunos e alunas participarão de fóruns com profissionais do Localiza Labs, referências em inovação, e de discussões atuais sobre as mais recentes tecnologias disponíveis no mercado.

O processo seletivo conta com provas de afinidades com valores da Localiza, além de conhecimento técnico na linguagem escolhida pelos candidatos e candidatas. As aprovações serão anunciadas no início de julho, quando também começam as aulas, que serão realizadas 100% online. Com professores experientes da consultoria Share RH, as duas capacitações prepararão os profissionais para o mercado de trabalho como pessoas desenvolvedoras juniores e durarão cerca de um mês, com conclusão prevista para agosto.

Os interessados podem se inscrever na página especial do programa até o dia 6 de julho. A iniciativa integra o programa #MeuFuturoÉTech, realizado pela companhia, que promove capacitações para desenvolvimento de competências do futuro em profissionais de todo Brasil.


Samsung

O Samsung Ocean programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, divulgou os cursos online gratuitos que serão ministrados entre os dias 28 a 30 de julho. Confira abaixo:

  • 28/06
    10h - Android: Banco de Dados com Android Room

  • 29/06
    10h - Android: Push Notification com Firebase
    18h - Palestra: Tópicos de UX para Design de Serviços

  • 30/06
    10h - Android: Jetpack e Arquitetura

A agenda - que pode ser acessada clicando aqui - foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de São Paulo (USP), Unicamp e parceiros.

As inscrições já podem ser feitas pelo site da Samsung Ocean, clicando aqui. Se preferir, o usuário pode fazer o cadastro via aplicativo para smartphones Android, disponível para download na Play Store.


Bolsas

Banco Carrefour

Com foco em gerar novas oportunidades de emprego por meio da qualificação, o Banco Carrefour, núcleo financeiro do Grupo Carrefour Brasil, oferecerá 15 mil bolsas de estudos para recém-formados que tenham interesse em se capacitar e trabalhar com Engenharia de Dados.

O programa leva o nome de Bootcamp Banco Carrefour Data Engineer e será realizado em parceria com a Digital Innovation One, ecossistema de educação especializado tecnologia. Ao final do projeto, o banco pretende contratar os alunos que se destacarem para atuar em vagas remotas, presenciais ou híbridas na empresa.

Além de abordar tecnologias como Python e Engenharia de Dados, Banco de Dados, Hadoop e Big Data, o programa vai oferecer aos participantes contato direto com cases e sistemas utilizados pelo Banco Carrefour e, ainda, mentorias com profissionais da empresa. Serão 120 horas de aprendizado imersivo (100% online), além de desafios de projetos e de código que os participantes terão até 75 dias para finalizar.

As inscrições para o Bootcamp Banco Carrefour Data Engineer já estão abertas e vão até o dia 14 de julho. Poderão participar estudantes do Ensino Técnico, universitários, recém-formados e interessados em atuar na área de Engenharia de Dados. O cadastro pode ser feito na página especial do programa, clicando aqui.

Fundação Estudar

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para o processo seletivo do seu novo programa de bolsas, o Fellowship Tech. O objetivo é apoiar estudantes brasileiros da área de tecnologia que estejam nas melhores universidades do mundo.

O processo seletivo avalia habilidades técnicas e comportamentais dos candidatos. Para participar, é necessário ser brasileiro ou brasileira e estar matriculado ou no processo de aceitação para graduação (Major, Double Major e Minor) ou intercâmbio no exterior em cursos da área de tecnologia (Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Engenharia de Software, Jogos Digitais ou relacionados).

Além da bolsa de estudos, a Fundação Estudar também oferece apoio individual e personalizado para alavancar os projetos e a carreira dos Fellows, por meio de contato com especialistas; conexão com oportunidades no mercado; cursos; eventos e mentoria com fundadores de startups e profissionais referência na área.

Os jovens interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 27 de junho na página especial do programa clicando aqui.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.