Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Curso online grátis qualifica pretos e pardos para a carreira de Tech Writer

Por| Editado por Claudio Yuge | 02 de Agosto de 2021 às 23h20

Link copiado!

Divulgação/VTEX
Divulgação/VTEX

Negros e pardos que têm o sonho de trabalhar com tecnologia e escrever para a web podem se inscrever até o meio-dia do próximo sábado (7) na segunda edição do Black Tech Writer. A iniciativa gratuita, promovida pela VTEX, oferece o desenvolvimento das habilidades necessárias para atuar como Technical Writer, além de oferecer mentorias e contatos com profissionais do setor.

A turma conta com 20 vagas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente através do site oficial — clique aqui para acessar. O Black Tech Writer foi desenvolvido a partir da responsabilidade de tornar o mercado de tecnologia mais inclusivo, permitindo a formação de profissionais capazes de documentar features, configurações, APIs e outros insumos técnicos necessários para o desenvolvimento de um bom software ou aplicativo.

“Por meio de conteúdo sob demanda em vídeos, aulas ao vivo, mentorias em pequenos grupos e do contato com negros de outros times da VTEX, os participantes desenvolvem suas habilidades técnicas, ampliam sua rede profissional, focando no benefício da mentoria e no contato com profissionais pretos e pardos no mercado de tecnologia”, explica George Brindeiro, Head da área de Education & Documentation da VTEX.

Continua após a publicidade

O curso é totalmente gratuito e online, possuindo duração de cinco semanas e estando aberto para profissionais de qualquer parte do país. Ele é composto por parte teórica, aprendizado prático e sessões de mentorias com profissionais da própria empresa. Além de ensinar, o programa favorece a troca de experiências em um ambiente acolhedor, permitindo o contato com profissionais que atuam no mercado e podem oferecer novas possibilidades no setor da tecnologia.

Inclusão social e digital

“Programas como esse são essenciais para que mais pessoas pretas e pardas deem o primeiro passo no mundo da tecnologia, sintam-se representadas e estimulem times mais diversos”, afirma Mariana Caetano, participante da primeira edição do Black Tech Writer que hoje atual como Technical Writer na VTEX. “Hoje, posso dizer que foi uma oportunidade que surgiu de uma curiosidade, mas tornou-se o início de uma nova jornada profissional para mim”, complementa.

Continua após a publicidade

O curso ensina voz e tom na escrita para a web, processo editorial e arquitetura de informação e noções básicas de Markdown, HTML, Github e API. Os 20 selecionados vão participar de dois encontros semanais, enquanto as demais atividades poderão ser feitas no ritmo de cada participante — as atividades gerais começam no dia 30 de agosto, com encerramento previsto para o dia 2 de outubro, com o envio posterior de certificado.