Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Confira cursos grátis para novatos — e nem tão novatos — na área de tecnologia

Por| 31 de Julho de 2021 às 10h30

Link copiado!

Gioraphics / envato
Gioraphics / envato

Ainda que eles sejam mais básicos que as versões pagas, esses cursos são uma introdução para quem quer explorar o universo da Tecnologia. Logo, confira abaixo alguns deles, voltados tanto para iniciantes, quanto para quem já possui algum tipo de experiência na área. E, como bônus, programas de bolsas de estudo para bootcamps voltados aos profissionais de TI.

Agora é mãos à obra!

Para iniciantes

Rocketseat

Continua após a publicidade

Edtech que oferece conteúdos e desafios para formar profissionais de programação com metodologia e plataforma próprias, a Rocketseat lançou o Discover, curso totalmente gratuito para novos desenvolvedores estudarem online.

A modalidade conta com 500 aulas disponíveis. O curso traz aulas com fundamentos da programação, que vai do zero até os primeiros passos na carreira de desenvolvedor. Esta primeira etapa abrange os fundamentos da programação e domínio das plataformas de desenvolvimento, como front-end ou back-end. Todo esse aprendizado vai além das aulas, já que todos os alunos podem se conectar com outros devs do ecossistema da Rocketseat para trocar experiências.

Para se inscrever no Discover, basta acessar a página especial do programa clicando aqui.

Continua após a publicidade

Awari

Escola digital focada na formação de profissionais de Tecnologia, a Awari promove de 2 a 8 de agosto cinco cursos 100% gratuitos e online, com certificado. Confira abaixo o que cada um traz e como se inscrever:

UX Design

  • O que é: neste curso introdutório o aluno aprenderá a conduzir pesquisas com usuários, criar User Flows, Personas e Job Stories e construir Wireframes
    .
  • Instrutor: Fernando Ciccero - O profissional traz em sua bagagem extensas passagens por fintechs. Atualmente, lidera Designers e Product Managers em suas jornadas rumo ao protagonismo na resolução de dores do usuário.

  • Link para inscrição: https://awari.com.br/curso-ux- design-gratuito/
Continua após a publicidade


Data Science

  • O que é: Os inscritos aprenderão a criar os gráficos certos para dados, criar apresentações e histórias, além de desenvolver seus primeiros projetos em Python.

  • Instrutor: Lucas LoAmi - Cientista de dados com mais de cinco anos de experiência na área. Além das competências técnicas, também possui experiência liderando pessoas e projetos utilizando metodologias ágeis.

  • Link para inscrição: https://awari.com.br/curso- data-science-gratuito/


Desenvolvimento Web

  • O que é: Neste curso, os inscritos aprenderão lógica de programação, JavaScript e seus principais frameworks. Além de construir o próprio blog ao longo de três aulas ao vivo.

  • Instrutor: Ibrahim Cesar - Pessoa desenvolvedora e diretor de tecnologia do Jornal Nexo. Com mais de 10 anos de experiência em tecnologia e fundador de duas startups fundadas, o profissional trabalha com uma stack diversa, incluindo React, Node, NextJS e diversas ferramentas de AWS (onde é Community Builder)

  • Link para inscrição: https://awari.com.br/curso- desenvolvimento-web-gratuito/
Continua após a publicidade


Product Management

  • O que é: O conteúdo ensinará as estratégias do ciclo de vida de um produto, entender o cliente e suas dores, priorizar tarefas, acompanhar a evolução desse produto e estruturar seu roadmap.

  • Instrutor: Tercio Cassiano - É Product Manager no Quinto Andar e conta com toda uma carreira em tecnologia e mais de três anos em gestão de produtos digitais, utilizando design thinking, metodologias ágeis e técnicas de discovery.

  • Link para inscrição: https://awari.com.br/curso- product-management-gratuito/

Cultura Organizacional

  • O que é: Neste conteúdo, o aluno aprenderá a gerir times, dar feedbacks construtivos e desenvolver suas soft skills ao longo de três aulas ao vivo e atividades práticas sugeridas ao longo da semana.

  • Instrutor: Fabio Ivatiuk é empreendedor desde 2009. Suas empresas já passaram por algumas das maiores aceleradoras do país como Endeavor e Singularity University. Além de seus três anos como CEO, o profissional tem em seu currículo passagens por empresas internacionais e um forte DNA em inovação.

  • Link para inscrição: https://awari.com.br/curso- cultura-e-gestao-de-pessoas- gratuito/
Continua após a publicidade


Itaú Unibanco (para PCDs)

O processo seletivo do Formação Tech, programa do Itaú Unibanco voltado exclusivamente para pessoas com deficiência (PCDs) que desejam trabalhar na área de tecnologia, está com inscrições abertas até o dia 1º de agosto.

Em sua 3ª edição, a jornada inclusiva oferece aprendizado em diversas linguagens de tecnologia e oportunidade de desenvolvimento de carreira. Dividido em duas etapas distintas, a trilha preparatória e a trilha de especialização, a Formação Tech seleciona talentos que se destacarem ao decorrer do processo para colaborar diretamente com o Itaú Unibanco.

A trilha preparatória conta com 20 horas de conteúdo sobre lógica de programação Frontend (HTML, CSS e Javascript) e banco de dados, além de oferecer desafios práticos e plantões de dúvidas, acessíveis para todos os tipos de deficiência. Os cursos são gravados e o aluno estuda no ritmo e no horário desejado durante duas semanas.

Continua após a publicidade

Na sequência, os candidatos que se destacarem e forem aprovados durante a primeira fase, acessam a trilha de especialização. Nela, os colaboradores já contratados em regime CLT receberão treinamento de mais de 120 horas em Backend (Java e .Net) com profissionais referências no mercado, de forma online, e enfrentam desafios práticos que refletem as dinâmicas do dia a dia da área de tecnologia do banco.

O Itaú Unibanco ainda conta com mais de 100 vagas por todo o Brasil e em diversas áreas para a inclusão de pessoas com deficiência. Os interessados em participar devem se cadastrar na página especial do programa clicando aqui.


Para iniciados

FCamara

Continua após a publicidade

Consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital, o Grupo FCamara anunciou o lançamento de mais uma edição do Programa de Formação (a segunda em 2021). A iniciativa é destinada àqueles que querem aprender e começar uma carreira em tecnologia.

Para participar, o candidato não precisa ter experiências ou formação na área, mas é necessário ter um conhecimento básico na trilha de formação escolhida. O programa se divide em dois processos: o primeiro é o de seleção, onde formado por três etapas: teste, entrevista e hackathon, todas online. A segunda já é o processo de formação.

Após aprovação, o candidato passa por um período de imersão e estudos em uma plataforma online com carga horária de mais de 450 horas para, em seguida, ser direcionado para um projeto. As vagas são remotas, e os aprovados trabalham seis horas diárias, podendo trabalhar oito horas em caso de efetivação. Os benefícios incluem: vale-refeição ou vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde, além de acesso e descontos em cursos e workshops.

Continua após a publicidade

As inscrições são gratuitas e acontecem de 2 a 14 de agosto. Para se cadastrar, basta acessar a página especial do programa clicando aqui.

BRQ Digital Solutions

Com o objetivo de diversificar seu público interno, a BRQ Digital Solutions está recrutando 40 mulheres para seu Programa de Formação, que será 100% online.

O programa contempla trilha de aprendizagem com capacitação técnica em Java, mentoria, desenvolvimento das competências comportamentais e feedback. Para participar do processo seletivo é preciso estar cursando ou ser formada em cursos relacionados à tecnologia e ter disponibilidade para participar das aulas remotas. A formação acontecerá no mês de setembro de 2021, de segunda a sexta, das 14h às 18h.

Continua após a publicidade

As melhores alunas têm grande possibilidade de serem contratadas pela própria BRQ já no modelo Anywhere Office (100% home office), que aceita profissionais do sexo feminino de qualquer lugar do Brasil.

As inscrições estão abertas até o dia 13 de agosto. As interessadas em participar devem se cadastrar na página especial do programa clicando aqui.

Samsung

Continua após a publicidade

O Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, divulgou os cursos online gratuitos que serão ministrados em agosto. No mês em questão está prevista uma abordagem ampla sobre Python, com 11 atividades distintas para a linguagem, além de outras 21 ações para outros temas.

A agenda foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp) e parceiros.

Confira abaixo a agenda para a próxima semana (03 a 05/8):

03/08

  • 18h - Palestra: Oficina de Usabilidade

04/08

  • 16h - Mineração de Opinião com Python
  • 19h - Avançando com Deep Learning

05/08

  • 17h - Palestra: Assistente Virtual de Voz em Bixby - Trazendo Inteligência à Interface

A agenda — que pode ser acessada clicando aqui — foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de São Paulo (USP), Unicamp e parceiros.

As inscrições já podem ser feitas pelo site da Samsung Ocean. Se preferir, o usuário pode fazer o cadastro via aplicativo para smartphones Android, disponível para download na Play Store.

Bolsas de estudo

Banco Inter (últimos dias)

O Banco Inter, em parceria com a Digital Innovation One, anuncia o segundo bootcamp do "Programa Órbi Academy Techboost". Nesta etapa, o treinamento será voltado para desenvolvimento Android: o Inter Android Developer. Os alunos participarão de uma jornada de aprendizagem sobre a tecnologia e ainda terão chances de ser contratados, com vagas nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Recife e São Paulo.

Serão 10 mil bolsas de estudos para desenvolvedores ou para quem está migrando para área de tecnologia e quer aprender sobre a linguagem Kotlin e sua aplicação na construção de aplicativos Android. Ao longo do bootcamp, os participantes terão mentorias exclusivas com profissionais do Inter, que participaram do desenvolvimento do app da empresa.

Entre as experiências educacionais, o aluno vai aprender sobre cultura ágil, melhores práticas com Kotlin, bibliotecas Android, aplicações Clean Architecture e construção de aplicativo. Representantes do Inter, do Órbi Conecta e da DIO participaram de uma live na última semana para apresentação do bootcamp, que pode ser conferida no vídeo abaixo:

O Órbi Academy Techboost tem o objetivo de promover a educação profissional em habilidades digitais para futuros profissionais, diminuindo o déficit de talentos em tecnologia. Até abril de 2022, o programa — que tem como parceiros além do Banco Inter, MRV, Take Blip e Localiza — vai distribuir mais de 130 mil bolsas de estudo em tecnologia.

Em fevereiro, mais de 26 mil pessoas se inscreveram para as 10 mil vagas voltadas para formação em linguagem Java. Até o fim de 2021, o Inter afirma que terá oferecido mais de 40 mil bolsas gratuitas para aperfeiçoamento de desenvolvedores.

As inscrições gratuitas para o bootcamp Inter Android Developer estarão abertas até 1º de agosto e podem ser feitas na página especial do programa clicando aqui.