10 cursos do Sebrae para empreendedores iniciantes

10 cursos do Sebrae para empreendedores iniciantes

Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 15 de Setembro de 2021 às 22h00
Reprodução/You X Ventures/Unsplash

O cenário para pequenas empresas continua difícil neste período que alia crise econômica e pandemia de covid-19. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020, o número de empresários brasileiros caiu de 53,4 milhões para 43,9 milhões entre 2019 e 2020. Os que ainda resistem aos problemas devem ser atualizar para continuarem ativos e competitivos. Cursos de empreendedorismo são essenciais nesse caminho.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC) tem dez cursos para que os empresários iniciantes absorvam comportamentos proativos, melhorem na gestão de pessoas e aprendam a controlar as finanças, entre outros tópicos importantes. Veja abaixo.

OKR

A sigla acima significa, em inglês, objetivos e resultados-chave. Em resumo, esta metodologia ajuda a definir e rastrear as finalidades da empresa, escritas de forma clara e resumida. Cada um deles deve ser acompanhado por alguns resultados, que devem ser mensuráveis; algumas pessoas, por exemplo, usam uma escala de 0 a 100%. O foco aqui é apostar  em métodos e práticas inteligentes. Acesse o curso.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como impulsionar o crescimento da sua empresa

Sem crescimento, uma empresa dificilmente resistirá às mudanças do mercado. Portanto, este curso online e gratuito de duas horas explica que dá para crescer mesmo com poucos recursos e investimentos e dentro de mercados competitivos. Veja o curso, que também fornece um certificado digital após seu término.

Administração de pequenos negócios

Aqui, são ensinados lições importantes sobre a gestão financeira e de marketing de um negócio. São abordados aspectos como controle de pagamentos, recebimentos, movimentação financeira, estabelecer metas, formar o preço do produto/serviço e estratégias de atuação. Diferentemente dos dois primeiros desta lista, este curso é presencial (em Santa Catarina) e tem 14 horas de duração. Mas o Sebrae nacional tem um curso parecido e online, Iniciando um Pequeno Grande Negócio.

Imagem: Reprodução/our-team/FreePik

Gestão financeira empresarial para iniciantes

Mais um curso de gestão financeira — na verdade, uma capacitação criada em parceria com o CEO da startup Conta Azul, Vinicius Roveda. Ele ensina empreendedores a "descomplicar" e otimizar a gestão financeira, além de reforçar a importância de um bom planejamento financeiro e dicas para evitar os erros mais comuns. Acesse o conteúdo online.

Empretec

Este é o nome de um seminário da Organização das Nações Unidas (ONU) promovido em 40 países. Sua metodologia foca no desenvolvimento de características para formar o comportamento de um bom empreendedor e identificar novas oportunidades de negócio. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae presencialmente por seis dias, com atividades práticas. Saiba mais.

Como a gestão de pessoas impacta nas organizações

Este curso aborda a formação de equipes da empresa, com importância para o gerenciamento das diferenças entre cada profissional e mantê-los alinhados com as metas do negócio. Além disso, aborda os riscos ao não cuidar bem dessa gestão de pessoas. Diferente dos anteriores, este é um e-book.

Como se tornar um microempreendedor individual

Neste conteúdo o Sebrae informa o conceito, os critérios simplificados, as vantagens, as condições e os aspectos tributários para um microempreendedor individual (MEI). O curso é online, gratuito e dura duas horas, com certificado digital para concluintes.

Como vender mais e melhor

A ideia aqui é lidar com aspectos que influenciam as vendas da empresa, além de entender o papel do desenvolvimento e da motivação para a equipe responsável pelo setor. Diz ainda como implementar ações que conquistem os clientes. São seis módulos, online, com oito horas de duração.

Plano de negócio

Esta é uma ferramenta online e gratuita que ensina a criar o plano de negócios, ferramenta fundamental para analisar o mercado de atuação da empresa, a viabilidade do negócio, redução de riscos e outros aspectos. Para fazer sem pressa, no tempo que achar necessário.

Gestão do tempo

Com 50 minutos, o curso online e gratuito foi criado em parceria com Evandro Mazuco, consultor e fundador da empresa de marketing Gerenciar o Tempo Agora. Traz orientações para o empresário aprimorar sua produtividade, lidar com os desafios e conquistar mais tempo livre. Assista à aula.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.