Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que a latinha da Coca-Cola Zero flutua e a normal afunda na água?

Por| 06 de Julho de 2020 às 16h28

Link copiado!

Unsplash
Unsplash

Tudo bem, justiça seja feita, essa é uma daquelas perguntas que ninguém nunca faz, mas não deixa de ser intrigante: você sabia que se colocar uma latinha de Coca-Cola Zero na água junto com uma latinha de Coca-Cola normal, a Zero vai boiar e a normal vai afundar? Se você não fazia ideia, agora já sabe, mas calma que vamos explicar direitinho o porquê disso acontecer — afinal, como podem dois corpos de formato, peso e quantidade de líquido iguais terem reações tão diferentes quando em contato com a água?

Trata-se de uma coisa chamada densidade, que é a relação entre a massa de uma substância e a quantidade de espaço que ele ocupa. A unidade de medida da densidade é grama por mililitro (g/mL), assim, a água pura apresenta uma densidade de 1 g/mL e a maioria dos outros líquidos apresentam densidades parecidas, entre 0,8 e 1,3.

Então vamos lá: basicamente, a Coca-Cola não deixa de ser um líquido, como a água, mas com propriedades que a tornam diferente, como o açúcar, corantes, aromatizantes e outros ingredientes. Por isso, não precisa muito para ocorrer uma mudança de densidade, como acontece nesse experimento. Por conter açucares que tornam a sua solução mais densa que a água, a Coca-Cola tradicional afunda. Em contrapartida, a Coca-Cola Zero, que tem apenas adoçantes, sódio e não tem glicídios e algumas outras propriedades, acaba sendo menos densa do que a água, o que a faz flutuar.

Continua após a publicidade

Tanto as latas de Coca-Cola Zero quanto as de Coca-Cola comum contêm 355 mililitros de líquido e ambas consistem principalmente de água. Até aí tudo bem. No entanto, como já apontamos, a principal diferença reside no adoçante. Acontece que Coca-Cola normal contém cerca de 325 ml de água, com uma densidade de 1,0 g / mL, e 39 g de açúcar. Sendo assim, o conteúdo da lata pesa 364 g. No entanto, a lata de Coca-Cola Zero contém apenas 0,3 g de aspartame (fluido que substitui o açúcar), ou seja, é composta quase inteiramente de água e pesa cerca de 355 g.

E é justamente essa diferença de peso que permite que a lata de Coca-Cola Zero tenha dinâmica suficiente para flutuar. A densidade da coca zero é cerca de 1,00 g / ml, a mesma que a água. A normal, no entanto, apresenta uma densidade de 1,03 g / mL. Curioso, não?

Fonte: Mentalfloss