Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mafioso italiano é preso depois de postar receita no YouTube e ser reconhecido

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Março de 2021 às 20h20

Link copiado!

Reprodução/Valeria_Aksakova (Envato)
Reprodução/Valeria_Aksakova (Envato)

A polícia italiana, em conjunto com a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), conseguiu prender um dos membros-chave da organização mafiosa italiana 'Ndrangheta após identificá-lo como dono de um canal de culinária no YouTube. O fugitivo, Marc Feren Claude Biart, estava vivendo na região praiana de Boca Chica — na República Dominicana — e tinha um canal na plataforma de vídeos, sempre escondendo seu rosto. Biart, porém, se esqueceu de disfarçar suas tatuagens, o que levou à sua identificação.

De acordo com a mídia norte-americana, o criminoso (já em seus 53 anos de idade) era procurado desde 2014 por tráfico de drogas, sendo que a operação que culminou em sua prisão também levou às grades Francesco Pelle, outro membro da mesma família mafiosa e que ficou conhecido por ordenar a morte de Giovanni Nirta, chefe de um clã rival. Pelle foi encontrado em uma clínica médica em Lisboa (Portugal), sendo submetido a um tratamento contra COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

De acordo com a agência de notícias Agence France-Presse (AFP), a ‘Ndrangheta (também conhecida como Famiglia Montalbano) formou-se na região de Calábria e possuem uma “cultura secreta e aplicação brutal de códigos de silêncio [que] tornaram muito difícil a sua intrusão”, sendo que o grupo “estendeu seu alcance a todas as partes do mundo, ultrapassando a Cosa Nostra da Sicília como a maior organização mafiosa da Itália”. Ela seria responsável por controlar a maior parte da entrada de cocaína na Europa.

Continua após a publicidade

Biart, por sua vez, cuidava sobretudo de uma rota para inserir entorpecentes nos Países Baixos. Nem as autoridades italianas e nem a INTERPOL deixaram claro se o canal do youtuber-mafioso continua no ar, mas, durante sua atividade, ele “sempre teve o cuidado de esconder o rosto em seus tutoriais de culinária italiana, filmando os vídeos do YouTube enquanto se escondia da polícia em uma praia no Caribe”. Aprendizagem do dia: caso esteja sendo procurado pela polícia, não brinque de Masterchef na internet.

Fonte: Ars Technica