China ultrapassa EUA e agora é o país que tem mais supercomputadores no mundo

Por Redação | 14 de Novembro de 2017 às 12h45

A China acaba de conquistar a primeira colocação na lista de países que detêm os computadores mais potentes do mundo. O feito foi revelado em um relatório divulgado pelo CNET, que aponta que o país asiático ultrapassou até mesmo os Estados Unidos no quesito.

Há seis meses, os EUA detinham 169 dos supercomputadores mais poderosos do mundo, em comparação com os 159 da China na época. Agora, a China possui 202 supercomputadores, enquanto os EUA apresentaram queda no ranking, com 144 máquinas, ficando em segundo lugar.

Considerando a listagem dos computadores mais poderosos do mundo da atualidade, temos o Sunway TaihuLight na primeira posição, e o Tianhe-2 na segunda colocação; ambos estão localizados, respectivamente, no Centro Nacional de Supercomputação, na China, e no Centro Nacional de Supercomputadores, em Guangzho.

Apesar da atual liderança da China, os EUA podem virar o jogo em breve, pois o país está trabalhando na implementação do Summit, da IBM, que atualmente está em construção no Laboratório Nacional Oak Ridge. Segundo informações, ele será capaz de oferecer o dobro do desempenho do Sunway TaihuLight. A previsão é que a montagem do supercomputador seja concluída em fevereiro de 2018.

Fonte: Time, CNET

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.