O que é Adobe Flash Player?

Por Douglas Ciriaco

Um dos reprodutores multimídia mais conhecidas de toda a web, o Flash Player é uma tecnologia multiplataforma que trabalha com os principais navegadores da atualidade. De forma técnica, é possível classificá-lo como uma máquina virtual capaz de reproduzir conteúdos como vídeos e animações nos formatos Flash, como SWF, FLV, XML, JSON e AMF.

Ele foi lançado oficialmente em 1996 pela Macromedia, companhia de desenvolvimento de software gráfico adquirida pela Adobe em 2005. Desde então, o programa ganhou o peso e a marca da Adobe, mas, apesar disso, vem sendo aos poucos substituído por tecnologias mais modernas e funcionais.

Alguns de seus críticos ressaltam características como insegurança, instabilidade e lentidão na hora de renderizar conteúdos como grandes problemas que levam a tecnologia a ser cada vez menos utilizada. O YouTube, por exemplo, cujo player usou um reprodutor de vídeo baseado no Flash durante boa parte de sua existência, vem substituindo este ambiente pelo HTML5.

Integrado aos navegadores

O Flash Player se integra aos principais navegadores da atualidade por meio de plugins — como é o caso do Mozilla Firefox, do Internet Explorer e do Safari. O aplicativo pode ser baixado no site oficial da Adobe e permite que o browser reproduza todo conteúdo criado por meio do Flash presente em qualquer site da web. Os navegadores Google Chrome e Opera trazem um plugin embutido em um sandbox, dispensando a instalação manual do dispositivo por parte do usuário.