20 anos de iMac |Os bastidores do comercial "Simplicity Shootout" da Apple

Por Eduardo Hayashi | 04 de Maio de 2018 às 13h28
TUDO SOBRE

Apple

O iMac G3 completará 20 anos neste domingo (6) desde o seu primeiro anúncio no dia 6 de maio de 1998. Além do design moderno e elegante para a época, a Apple fez questão de destacar o quão fácil e rápido era configurar o computador, mesmo sem conhecimentos avançados de informática.

Para isso, a companhia da maçã criou um comercial, chamado Simplicity Shootout, no qual a premissa seria demostrar que uma criança (Johann Thomas, de 7 anos, estudante do ensino fundamental) conseguiria configurar o iMac G3 em um intervalo de tempo muito menor que um estudante de MBA (Adam Taggart, de 26 anos) levaria para montar um PC da concorrência, um HP Pavilion 8250 com o Windows 95.

Embora a veracidade 

Para celebrar os 20 anos do primeiro modelo de iMac, o site 9to5Mac conseguiu bater um papo com os dois astros do comercial de 1998. Hoje com 46 anos e dono de um site focado em economia e questões de sustentabilidade, Adam comentou que o convite para participar do comercial veio de Gina Bianchini, namorada de seu colega de quarto, que, por sua vez, estava à procura de um ator que pudesse interpretar o papel de um estudante de MBA.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Johann, hoje com 27 anos e paisagista, disse que foi convidado para o papel sem saber muito sobre qual seria o produto a ser divulgado. Quando foi chamado para a seleção de atores, as únicas exigências feitas ao garoto foram que ele retirasse um Macintosh LC de uma caixa de papelão.

O mais curioso de tudo é que Adam e Johann não tiveram nenhum contato com o iMac até o dia das filmagens. Além disso, Johann comentou que a Apple queria que o comercial fosse o mais realista possível, dando o mínimo de instruções para os atores a respeito da montagem dos computadores.

“Nós poderíamos ter feito isso duas vezes. Mas não foi como se eu estivesse dando um passo e eles me filmaram fazendo o mesmo passo 10 vezes. O tempo real foi bastante real”, comentou Johann. Veiculada originalmente na Macworld Expo 1998, a propaganda Simplicity Shootout fez um sucesso estrondoso entre os consumidores, sendo exibido também em uma página dedicada ao iMac G3 no site oficial da Apple.

Alguns anos depois, Adam relembra o momento em que teve a oportunidade de conhecer Steve Jobs pessoalmente:

“Ele veio ao campus [em Stanford] e discursou para toda a instituição. Tomei a coragem de subir e me apresentar a Steve um pouco antes de ele subir ao palco. Eu disse: 'Ei Sr. Jobs, desculpe interromper você, mas eu só queria dizer que eu sou o cara do Simplicity Shootout'. E ele disse: 'Oh sim!'. Então eu tive o meu breve momento com Steve Jobs lá"

Tanto Adam quanto Johann concordam que a Apple conseguiria vencer facilmente uma versão moderna do Simplicity Shootout.

“Acho que qualquer criança que tenha crescido nos anos 90 viveu um momento de transformação na interação humana com os computadores. Nenhum dispositivo simboliza melhor esse renascimento do que o iMac original. Eu me sinto orgulhoso por ter desempenhado um pequeno papel”, conclui Johann.

Fonte: 9to5Mac

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.