Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

XP vai lançar plataforma de negociação de Bitcoin e Ethereum em agosto

Por| Editado por Claudio Yuge | 29 de Julho de 2022 às 12h25

Link copiado!

Divulgação/XP
Divulgação/XP

A XP, uma das maiores corretora de investimentos do Brasil, pretende estrear em agosto sua própria plataforma de criptomoedas. A XTAGE será lançada numa parceria com Nasdaq. Inicialmente os usuários poderão negociar Bitcoin e Ethereum, contudo, até o final do ano, novos criptoativos serão adicionados ao portfólio.

Com cerca de 3,6 milhões de clientes, a empresa explicou que as operações com criptomoedas será disponibilizada conforme o tipo de cada usuário. Os clientes com perfis mais arrojados que buscam investimentos de risco terão acesso à nova opção de aplicação.

Lucas Rabechini, diretor de produtos financeiros da XP, comentou que as moedas digitais passaram por uma forte tempestade nas últimas semanas, após grandes empresas do setor, como a Celsius e a 3AC, decretarem falência e deixarem o prejuízo para os investidores. No entanto, para Rabechini, tais eventos não mudaram o foco de longo prazo da organização para as criptomoedas.

Continua após a publicidade

"Você pode dizer que 'o volume tem sido fraco, haverá poucos pedidos', mas vemos esse mercado crescendo sistematicamente ao longo do tempo, e nossa visão de longo prazo não está apenas focada em preço, mas também em tecnologia."

A XTAGE foi anunciada em maio, com a fase de testes sendo liberadas no início de julho, disponibilizada inicialmente para funcionários. A plataforma conta com uma infraestrutura fornecida pela Nasdaq. Rabechini explicou que, com o intuito de fornecer preço real e garantir a liquidez, a XP contratou market makers para promover negociações com spreads e cotações similares às praticadas pelas corretoras do Brasil e fora do país.

“A gente pega os preços das melhores exchanges e converte em reais. A profundidade de preços e a liquidez são muito importantes em um mercado como esse. Vamos ser bem competitivos em relação à concorrência.”

Continua após a publicidade

Clientes da XP pediram plataforma cripto

Rabechini, explicou que a iniciativa da XP em lançar uma plataforma para negociação de criptomoedas foi uma resposta aos pedidos dos clientes da empresa. Segundo ele, uma pesquisa com os usuários revelou que 50% deles já tinham alguma experiência com investimento desse segmento; e, desse total, 88% demostraram interesse em utilizar a XP para realizar operações com criptoativos.

A XP anteriormente era sócia de uma plataforma de negociação de criptomoedas, a XDEX, criada em 2018, encerrou as atividades depois de dois anos de operações.

2022 tem sido o ano em que grandes empresas do Brasil estão direcionando suas ações para o mercado de criptomoedas. Por aqui organizações como Nubank, Itáu, Banco do Brasil, banco Inter, Pagbank e BTG, já têm algum produto de investimento relacionado aos criptoativos.

Continua após a publicidade

Fonte: Valor