Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Real Digital começa a sair do papel e terá integração com o PIX

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Fevereiro de 2023 às 16h20

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, declarou oficialmente que o projeto-piloto do Real Digital será iniciado. A novidade foi revelada durante uma apresentação no BTG Pactual CEO Conference 2023, realizado nos dias 14 a 15 de fevereiro.

O presidente do BC ainda reforçou que o Real Digital será uma moeda digital emitida pelo banco central, também conhecida como CBDC, para empresas, de maneira que a população terá acesso ao ativo via depósitos tokenizados e convertidos em criptomoedas de valor estável emitidas por bancos e instituições aprovadas pelo órgão.

Segundo Campos Neto, que deve finalizar seu mandato à frente do BC no fim deste ano, reforçou que o seu principal objetivo durante 2023 é possibilitar a integração do Pix com o Open Finance e de ambos com o Real Digital. Para o programa Roda Viva, ele disse:

Continua após a publicidade

“Eu gostaria de conectar, no mundo digital a gente tinha três grandes blocos, gostaria de conectar os blocos, que é o PIX, com Open Finance, com a moeda digital. A gente já tem o piloto da moeda digital, que vai começar a rodar em breve. Eu acho que essas três coisas podem mudar a história da intermediação financeira no Brasil, transformando nosso sistema em uma coisa eficiente e hoje no mundo não tem ninguém tão avançado."

O que é o Real Digital?

Segundo Campos Neto, o real digital está sendo desenvolvido em blockchain e será uma espécie de token nativo de um grande ecossistema. "Os bancos podem ter permissão para tokenizar depósitos para serem usados ​​em um novo plataforma de intermediação, em conjunto com um CBDC, com acesso a dinheiro programável e funcionalidades de contratos inteligentes", afirmou.

Continua após a publicidade

Apesar de não representar a morte do dinheiro em espécie, um dos propósitos do CBDC é reduzir a circulação de moeda em papel no país. Ele ainda afirmou que consegue habilitar o sistema financeiro nacional para aplicações voltadas à Internet das Coisas (IoT). Outro foco de estudo é entender como a moeda digital poderá ser conectada com plataformas de blockchain, como Ethereum (ETH), Binance Smart Chain (BSC), Solana (SOL) e Cardano (ADA).

Fonte: Exame