Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Parceiro Magalu!

Qual é a diferença do Bitcoin Cash para o Bitcoin original?

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Tataks/Envato
Tataks/Envato

O Bitcoin (BTC) é atualmente a maior e mais segura criptomoeda disponível no mercado. No entanto, muitos investidores e mineradores têm críticas ao seu modelo mais "antigo e lento". Visando "consertar" alguns desses aspectos, programadores resolveram criar uma cópia do ativo financeiro — o que resultou no Bitcoin Cash (BCH), ou BCash.

Os desenvolvedores se basearam no software do Bitcoin, visto que este é de uso livre e código-aberto, para fazer algumas mudanças que geravam descontentamento por parte de seus usuários, como o limite de blocos que aumentaria o número de transações na rede.

Para incentivar a adesão à nova criptomoeda, quem possuía 1 BTC recebeu 1 BCH sem custos. No entanto, o BCash não teve o mesmo desempenho do Bitcoin com sua cotação caindo em 2021 ante a moeda de origem.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Afinal, quais as diferenças entre Bitcoin e Bitcoin Cash? Confira como é o funcionamento de cada criptomoeda, a seguir;

O que é Bitcoin?

Da mesma maneira que o dólar ou o real, o Bitcoin é uma moeda que possui valor e pode ser comercializada no mercado de câmbio. No entanto, ela funciona de maneira completamente digital e não é criada por nenhum Banco Central.

Criada em 2009, a moeda digital é gerada por sistemas computacionais de forma descentralizada e permite realizar transferências através da blockchain — sua rede de criptografia que funciona como um livro contábil. O processo das transações é validado por milhares de usuários que participam da rede.

A criptomoeda é "minerada" através de blocos de dados disponíveis na rede. A cada Bitcoin minerado, uma quantidade é destruída, visando regular o valor da moeda digital.

O que é Bitcoin Cash?

Após seis anos de seu lançamento, um grupo da comunidade passou a defender o aumento da capacidade nos blocos minerados, visando tornar os processos mais eficientes e reduzir o congestionamento da rede em momentos de grande utilização. A tentativa de criar um clone, porém, não obteve sucesso.

Continua após a publicidade

Um outro grupo, composto por mineradores, exchanges e até mesmo pessoas comuns, insistiram que o software não deveria ser atualizado e que a escalabilidade do Bitcoin deveria ser buscada de outras maneiras. Dessa forma, em 2017, surgiu uma bifurcação (ou fork) do sistema operacional com algumas modificações: o Bitcoin Cash.

Qual a diferença entre o Bitcoin e o Bitcoin Cash?

Mesmo sendo originado do Bitcoin original, o BCash possui particularidades que o tornam uma criptomoeda única. A principal diferença diz respeito ao tamanho máximo do bloco permitido, visando tornar as transações mais rápidas.

Além de diminuir a dificuldade da mineração, a criptomoeda aumentou o limite de cada bloco de 1 mega para 8 — aumentando a capacidade de processamento da rede. O Bitcoin Cash também possui diversas funções adicionais, também chamadas de “opcodes”.

Continua após a publicidade

A maioria desses comandos, que estavam desativados no Bitcoin, foram reativados na blockchain do BCH, além de novas funções terem sido acrescentadas.

Por que o BCash não disputa com o Bitcoin?

A rede do Bitcoin Cash é considerada menos segura, pois, apesar de utilizarem o mesmo algoritmo de criptografia, o número de máquinas minerando o Bitcoin é mais de 100 vezes maior. Dessa maneira, o BCash é considerado mais centralizado, o que causou insegurança nos investidores.