Publicidade

Quais as diferenças entre criptomoedas e tokens?

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Maio de 2022 às 17h20

Link copiado!

Envato/ArtRachen
Envato/ArtRachen

Para um iniciante no mundo dos investimentos digitais é crucial entender a diferença entre criptomoedas e tokens. A importância está principalmente em saber distinguir os dois ativos e poder analisar cada um deles com mais segurança.

As criptomoedas têm suas próprias blockchains, um registro compartilhado e imutável em que são registradas as transações. Já os tokens são uma “subclasse” de criptomoedas construídas “dentro” de blockchains já existentes. Partindo desse ponto, vamos estudar melhor o que distingue um do outro.

Um método simples para qualquer pessoa distinguir entre criptomoeda e token é fazer a pergunta: "Esse ativo tem sua própria blockchain ou funciona dentro de uma já existente?" A partir da resposta, fica mais fácil descobrir o que é token e o que é criptomoeda.

Continua após a publicidade

Para entender melhor as diferenças entre os termos, veja esse exemplo: existe a Ethereum, uma moeda digital com blockchain própria, com o token nativo Ether (ETH). Mas também existem Shiba inu (SHIB), Tether USD (USDT), Matic (MATIC), que são tokens criados dentro da rede Ethereum.

O que é criptomoeda?

Uma criptomoeda é o ativo nativo de uma rede blockchain. Ela faz parte diretamente da blockchain na qual é executada, sendo assim chamada de moeda nativa. É um sistema digital independente, que permite aos usuários enviar e receber transações sem a necessidade de intermediários. Quando você realiza uma transferência, isso é registrado em um livro-razão, que é digital, público e inalterável.

Continua após a publicidade

As criptomoedas normalmente possuem as características abaixo:

  • Usa criptografia para proteger a estrutura e o sistema de rede;
  • São descentralizadas, ou pelo menos não dependentes de uma organização emissora central. Elas funcionam por meio de código de computador, responsável pelo gerenciamento da emissão e das transações;
  • São construídas em uma blockchain própria, permitindo que os participantes apliquem as regras do sistema de maneira automatizada e sem confiança.

Vale destacar que algumas criptomoedas com blockchains próprias podem ser "cópias" de outra cripto, mas que implementaram alguma alteração no funcionamento. Exemplos disso são essas cópias do Bitcoin:

  • Litecoin: alterou o código para realizar transações mais rápidas. O Bitcoin segue um prazo de 10 minutos para confirmar as transações, a Litecoin confirma em dois minutos e meio.
  • Dogecoin: também copiou o código do Bitcoin, alterou para confirmar as transações em menos de 1 minuto e ter moedas infinitas;
  • Dash: outra cópia do Bitcoin, também alterou o código para obter mais velocidade e mudar o modo como é minerada.
Continua após a publicidade

O que são tokens?

Os tokens são unidades de valor baseadas em uma blockchain existente. Apesar de coexistir com as criptomoedas da rede a qual faz parte, são uma classe de ativos totalmente diferente. Tokens, assim como criptomoedas, são ativos de valor e também são utilizados como moedas de trocas em negociações. Também podem ser criados para representar ativos tangíveis, que se pode tocar, como imóveis e arte.

Normalmente, os tokens costumam ter as características abaixo:

  • Programáveis: são executados em protocolos de software operados por contratos inteligentes, programas que se executam de forma automática e especificam os recursos e funções dos tokens e as regras de funcionamento da rede;
  • Livre de permissão: qualquer pessoa pode participar do sistema sem a necessidade de autorizações especiais;
  • Livre de confiança: significa que nenhuma autoridade central controla o sistema, ele é executado nas regras pré definidas pelo protocolo da blockchain a qual faz parte;
  • Transparente: relacionados às regras do protocolo e suas transações, visíveis e verificáveis ​​por qualquer pessoa com acesso à internet.
Continua após a publicidade

Por que é importante saber a diferença entre criptomoeda e token?

Até mesmo alguns investidores veteranos não sabem a diferença entre criptomoeda e token. É bastante comum encontrar em bate-papos das redes sociais, conversas em que os participantes confundem os termos. Se você pretende investir nessa classe de ativos, é importante saber a diferença desses ativos. A criptomoeda é um ativo independente com blockchain própria, enquanto o token é um construído dentro de uma blockchain pré-existente.

Para o investidor, é mais confiável direcionar seu capital para moeda digital independente com rede própria e que possua vários tokens criados em sua blockchain. Quanto mais tokens criados na rede, mais confiança o projeto possui.

Continua após a publicidade

Se você busca investir em tokens, vale a mesma lógica: quantos mais projetos construídos na blockchain na qual o token foi criado, mais credibilidade ele passa a ter no mercado. Com isso, fica mais fácil tomar decisões e evitar a perda de dinheiro.

Fonte: Coinrivet