Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é uma frase semente?

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Maio de 2022 às 20h40

Link copiado!

O que é uma frase semente?
O que é uma frase semente?

As criptomoedas tiveram um enorme aumento de popularidade nos últimos anos, com pessoas enxergando que elas podem ser a grande oportunidade para uma vida de milionário. Mas como tudo que se torna tópico constante de conversa, os ativos digitais também estão despertando os olhos de criminosos, fazendo com que os entusiastas tenham que proteger seus criptoativos da melhor forma possível para evitar futuras dores de cabeça.

Para essa proteção ser eficaz, desenvolvedores de carteiras de criptomoedas criaram o mecanismo de seed phrase ou, em bom português, frase semente. Ela é uma espécie de senha composta de 12 a 24 palavras aleatórias extraídas de uma lista com 2,048 termos simples, e que começou a se adotada por entusiastas de ativos digitais em 2013, após a divulgação pública da Proposta de Melhoria do Bitcoin 39.

Essa Proposta de Melhoria do Bitcoin, em seu texto, apresentava um padrão a ser utilizado por carteiras digitais que as tornariam mais seguras - e ela acabou se tornando o modelo base para operação da maioria desses serviços. E entre as sugestões ali contidas, a frase semente também estava detalhada.

Continua após a publicidade

A Proposta de Melhoria do Bitcoin 39 sugeria que, para carteiras digitais serem mais seguras, era necessário a existência de uma frase inicial que teria o controle de acesso para todas as chaves privadas e endereços registrados em conjunto no serviço — e que, na perda de acesso a um endereço específico, aquela expressão poderia ser utilizada para sua recuperação.

Esse conceito se tornou a base da frase semente, que pode ser descrita como um sistema com funcionamento parecido dos gerenciadores de senha, já que ela comanda, cria e salva as credenciais utilizadas para acessar os fundos cripto dos usuários.

Entendendo a frase semente

Continua após a publicidade

O conceito de Frase-semente diz respeito a uma sequência específica de 12, 18 ou 24 palavras simples em inglês, utilizadas para acessar e tornar mais segura a sua carteira de criptomoedas. Geralmente, elas são criadas junto de uma carteira digital como um recurso de segurança para backup do acesso ao serviço.

O principal exemplo dessa situação é em casos de perda de acesso a uma carteira digital. Caso essa situação ocorra e o usuário tenha acesso à frase semente, ele pode acessar qualquer serviço que seja compatível com o algoritmo da carteira que deve ser recuperada e, utilizando a sequência, pode reaver os fundos — algo importante em um cenário digital em que qualquer erro pode parecer o fim do mundo.

Em questão de segurança, as frases sementes também são eficazes, já que invasores precisariam adivinhar a sequência correta de 12,18 ou 24 palavras dentro de 2,048 possibilidades em cada posição para poder acessar as carteiras digitais que utilizam esse sistema - estatisticamente falando, existem mais chances de alguém vencer a loteria toda semana do que de alguém conseguir adivinhar a combinação correta, segundo um estudo feito pelo site TrustWallet.

A importância de proteger a frase semente

Continua após a publicidade

Ao passo que a frase semente é importante para proteção e recuperação de fundos, a proteção da credencial também é algo crítico, já que caso ela caia na mão de alguém mal-intencionado, esse terceiro poderá obter acesso a todas as informações e criptomoedas guardados nas carteiras virtuais associadas com a combinação. Em outro exemplo, mesmo que ela seja perdida sem ficar em posse de ninguém, sem ela os usuários também não podem reaver seus fundos e pode ficar com seu patrimonio cripto bloqueado.

Além disso, como o comportamento dos algoritmos de credenciais de carteiras digitais e da frase semelhante funcionam, não existe a possibilidade de os usuários poderem trocar a sequência, o que faz com que a proteção e armazenamento seguro desse conjunto de palavras seja importante para continuidade de acesso aos fundos cripto.

Dado esse contexto, as seguintes dicas são importantes para proteção das frases sementes — o que, por consequência, também os tornam importantes conselhos para proteção dos investimentos em criptomoedas de usuários:

  • Nunca guarde uma frase semente online;
  • Nunca digite sua frase semente em um serviço que você não saiba a real procedência;
  • Nunca compartilhe a frase semente com ninguém
Continua após a publicidade

Fonte: Gooplex, Exame, Trust Wallet