Polkadot, a plataforma de blockchain que está conquistando desenvolvedores

Por Ramon de Souza | 20 de Outubro de 2020 às 23h20
Reprodução/Agê Barros (Unsplash)

O mercado de criptoativos possui um novato na área e ele já está fazendo barulho — estamos falando da Polkadot, plataforma que registrou um crescimento de 44% em popularidade com a comunidade de desenvolvedores entre maio de 2019 e deste ano. Ela já é utilizada para troca de tokens de games, criação de carteiras de criptomoedas e até mesmo soluções de segurança baseadas na descentralização.

Um dos diferenciais do projeto é o fato de que os apps criados através de seu framework não dependem de um sistema pronto de contratos inteligentes — o desenvolvedor pode gerar sua própria blockchain privada, mas interoperar com outras redes da mesma plataforma. Segundo o site oficial da Polkadot, tal característica “fornece escalabilidade transacional ao espalhar as transações em vários blocos paralelos”.

O projeto é de autoria do programador britânico Gavin Wood, que também é um dos co-criadores do ethereum e figura popular no mercado de blockchains. O projeto também conta com apoio da Web3 Foundation, que comissionou mais de 100 desenvolvedores para trabalhar exclusivamente no desenvolvimento da Polkadot (divididos em cinco equipes multidisciplinares distintas).

O próprio token da Polkadot, o DOT, atualmente é negociado por US$ 4,07 (cerca de R$ 22,82), que coincidentemente é um valor similar ao inicial observado nos primeiros anos do bitcoin. Isso não significa que a rede vem para substituir as tecnologias mais antigas, mas demonstra o interesse do mercado por redes descentralizadas mais ágeis, escaláveis, seguras e estáveis para o desenvolvimento de soluções diversas.

Fonte: TechRadar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.