Publicidade

Novo livro promete a verdadeira história do "pai do Bitcoin"

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Junho de 2022 às 22h30

Link copiado!

envato-joaquincorbalan
envato-joaquincorbalan

Já se passaram 13 anos desde a criação do Bitcoin e um dos maiores mistérios em torno do surgimento da criptomoeda é sobre o seu criador. Durante todos esses anos muitos, afirmaram ser o famoso fundador da moeda digital, conhecido apenas por Satoshi Nakamoto. Afim de tentar solucionar o mistério, uma agência de marketing e relações-públicas lança um livro que promete contar a verdadeira história por trás do criador da criptomoeda — e, principalmente, revelar quem é essa figura misteriosa.

“Se você quiser descobrir a incrível história por trás da verdadeira identidade do criador do Bitcoin…", é com estas palavras, que o livro Finding Satoshi (Procurando Satoshi) quer despertar a curiosidade daqueles que buscam saber a identidade do criador da criptomoeda. O texto é de Ivy McLemore, fundador da agência de relações-públicas Ivy McLemore & Associates. A publicação analisa 40 candidatos e apresenta um único provável suspeito: um homem pouco conhecido, Bilal Khalid, que, segundo o livro, diz coisas que apenas o criador do Bitcoin pode saber.

Em agosto de 2019, a agência de relações-públicas divulgou no Twitter a história de Khalid e também entrou em contato com portais de notícias para divulgar o evento. Mas a comunidade cripto nunca levou o assunto muito a sério, e a agência parou de falar sobre ele. Até que no dia 1º deste mês o livro foi publicado com a sua história.

Continua após a publicidade

A história do suposto Satoshi Nakamoto

Em 2019 o paquistanês Bilal Khalid também conhecido como James Caan ou James Bilal Caan, publicou um artigo chamado "Minha revelação" no blog satoshinrh.com. A publicação foi dividida em três partes. Na primeira, Bilal divulga “fatos desconhecidos sobre a criação do Bitcoin” e alguns dos “motivos” que levaram ao seu desaparecimento.

Na segunda parte do seu artigo, o homem garante ser o inventor do Bitcoin. Compartilha informações sobre um antigo sistema de numerologia (Chaldean numerology) que o influenciou durante sua criação. É nesta parte que ele revela detalhes sobre os "seus" cerca de 1 milhão de Bitcoins.

Continua após a publicidade

O verdadeiro Satoshi é dono de uma fortuna de cerca de 1 milhão de Bitcoins. Em valores atualizados chega a R$ 334 bilhões. Se alguém diz ser o criador da moeda digital, pode provar facilmente, ao enviar uma transação com parte desse saldo, para assim comprovar que é quem diz ser.

Contudo, na terceira parte do artigo, Bilal explica que todas as moedas que conseguiu minerar (processo de gerar novos BTC) quando "criou" o Bitcoin estavam em um computador com sistema de segurança de "nível militar”. Ele afirmou que não poderia provar ser Satoshi Kanamoto, pois o aparelho está danificado e deixou as criptomoedas inacessíveis.

É nessa história que se baseia o livro, disponível para venda na Amazon. Na descrição não é mencionado o nome de Bilal, mas faz a seguinte afirmação: "O livro oferece aos leitores a oportunidade única de se juntar a um repórter na busca pelo criador do investimento com o melhor desempenho do mundo. Ele analisa 40 candidatos e leva a um suspeito pouco conhecido, com segredos impressionantes e não contados, que apenas o criador do Bitcoin poderia saber."

Continua após a publicidade

Apesar de a história de Bilal ter se tornado pública em 2019, poucos de fato lembravam dele. Principalmente depois que o homem não conseguiu dar nenhuma prova legítima de que realmente é dono das carteiras Bitcoin, atribuídas ao verdadeiro criador da moeda digital, que guardam cerca das mais de 1 milhão de unidades da criptomoeda. Então, ainda fica a dúvida sobre a real história do pai do Bitcoin, Satoshi Nakamoto.

Fonte: newsbitcoin