Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova York recebe primeira máquina de venda de NFTs do mundo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Fevereiro de 2022 às 12h33

Link copiado!

Reprodução/Neon
Reprodução/Neon

A startup Neon instalou uma máquina de venda automática física em Nova York, nos Estados Unidos, que comercializa tokens não fungíveis (NFTs). Quem passar pela 29 John Street poderá usar dinheiro real e cartões de crédito ou débito para comprar seus colecionáveis digitais no aparelho.

Essa parece ser a primeira iniciativa de se levar o universo de NFTs para um público amplo, de forma física e acessível a todos. A compra dos tokens geralmente é feita com criptomoedas e por navegadores de internet, o que exige certo conhecimento técnico dos compradores, embora possam não estar interessados em ter outros ativos digitais.

Continua após a publicidade

A Neon usa a blockchain da Solana para operar como um mercado de compra, venda e galeria de exposição de NFTs. Essa máquina de venda automática é feita de vidro, com neons cor de rosa e luzes azuis bastante chamativas, colocadas exatamente para quem passa pelo distrito financeiro novaiorquino.

O comprador leva para casa um cartão com um código que deve ser inserido no site para resgatar sua arte digital. A parte interessante disso é que o cartão físico também pode servir de colecionável, por isso dá para afirmar ser um "dois por um".

O cofundador da Neon, Jordan Birnholtz, explica que o objetivo é desmistificar a aquisição e posse de NFTs, assim qualquer pessoa pode ter seus vídeos e artes exclusivos sem muita dificuldade. “Você não deveria ser obrigado a manter Ethereum, escrever um contrato inteligente, pagar custos de gás ou fazer pontes de blockchains para participar. A compra e venda de NFT não precisa ser um mistério”, explicou Birnholtz em comunicado oficial.

1ª máquina de venda automática de NFTs do mundo

Continua após a publicidade

As máquinas de venda automática são bastante populares em grandes cidades, especialmente nos Estados Unidos e no Japão, mas geralmente são mais voltadas para comércio de alimentos ou brindes. Mas, para a Neon, essas vendas tem tudo para cair no gosto popular e ainda aumentar a visibilidade dos artistas, que se sentirão mais motivados a criar e vender peças como colecionáveis digitais.

Hoje há dezenas de marketplaces que permitem o comércio de trabalhos como NFTs, como a OpenSea e a Rarible, mas praticamente todas restringem as aquisições ao uso de criptomoedas, especialmente o Ethereum. 

O mercado de venda de NFTs foi estimado em US$ 25 bilhões (cerca de R$ 130 bilhões) em 2021, expectativa que deve ser superada neste ano. Nas redes sociais, a iniciativa já viralizou e atrai cada vez mais a atenção das pessoas. Resta saber se as vendas vão corresponder a todo esse burburinho que a empresa certamente conseguiu gerar com essa popular iniciativa.

Continua após a publicidade

Fonte: Neon