Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk é acusado de prática de “pirâmide” com a moeda meme Dogecoin

Por| Editado por Claudio Yuge | 17 de Junho de 2022 às 14h00

Link copiado!

AFP
AFP
Elon Musk

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, está sendo processado nos Estados Unidos. A acusação é de que o bilionário manipulou o mercado de criptomoedas para “lucro, exposição e diversão”. A queixa foi apresentada em um tribunal federal em Manhattan, por um cidadão comum do país norte-americano.

Keith Johnson acusa Musk da prática de esquema de pirâmide envolvendo a Dogecoin, uma criptomoeda meme, cujo mascote é um cachorro. Ele também envolveu no processo de fraude as empresas do bilionário, a fabricante de carros elétricos Tesla e a SpaceX. Segundo a ação, “os réus estavam cientes desde 2019 de que a criptomoeda não tinha valor, mas mesmo assim promoviam a moeda digital para lucrar com sua negociação”. “Musk usou sua fama como o homem mais rico do mundo para operar e manipular o esquema de pirâmide Dogecoin para lucro, exposição e diversão."

Johnson também anexou ao processo comentários dos empresários Warren Buffett e Bill Gates, com alertas sobre o risco de investir na criptomoeda. O advogado de acusação, no entanto, não comentou sobre as provas que seu cliente teria para comprovar que a moeda digital meme é de, fato, inútil; e que os réus praticaram esquema de pirâmide.

Continua após a publicidade

O norte- americano busca indenização no valor de US$ 258 bilhões (R$ 1,3 trilhão) porque teria perdido muito dinheiro com o investimento. O homem também quer impedir Musk e suas empresas de promoverem a Dogecoin e pede que um juiz declare a negociação da criptomoeda uma "prática de jogo de azar".

Musk, CEO da SpaceX e da Tesla, é um conhecido apoiador da moeda meme, e fala abertamente no Twitter sobre a Dogecoin desde 2019. Ele já destacou diversas vezes na rede social sobre suas empresas aceitarem pagamentos na criptomoeda.

As postagens no Twitter de Musk, a favor da Dogecoin, na maioria das vezes tinha impacto positivo no valor da moeda digital. Entre 7 de abril e 7 de maio, a cripto chegou a valorizar mais de 1000%; muitos investidores aproveitavam a situação para tentar obter lucro com a exposição que o bilionário dava à criptomoeda.

Continua após a publicidade

A Tesla, SpaceX e o advogado de Musk por enquanto não comentaram nada sobre o caso.

Fonte: globo