Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona uma megafazenda de criptomineração?

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Fevereiro de 2022 às 20h40

Link copiado!

Envato/photocreo
Envato/photocreo

Muito se fala sobre as fazendas de mineração de criptomoedas, mas, além do conhecimento geral de que são necessários muitos maquinários para poder realizar a atividade no ritmo em que seus executivos querem, poucos detalhes sobre o dia a dia de suas operações são conhecidos pelo público — levantando questões sobre como é trabalhar em um local como esse.

Parte dessas dúvidas foram sanadas em uma reportagem da BBC, publicada nesse último domingo (30). Nela, um pouco da rotina dessas fazendas de criptomineração foram mostradas, a partir da exibição do dia a dia da Enegix, empresa de mineração de ativos digitais sediada no Cazaquistão, e responsável por uma instalação de 15 hectares, a classificando como uma mega fazenda de criptomoedas.

Continua após a publicidade

A fazenda de mineração em questão conta com mais de 50 mil máquinas, que ficam funcionando por 24 horas ininterruptas. Para manter a operação totalmente nos conformes, são necessários trabalhadores com jornadas de 12 horas por 15 dias seguidos, completando seu mês com folgas nos 15 seguintes.

No total, são mais de 150 pessoas contratadas pela Enegix, que durante suas jornadas de trabalho podem utilizar dormitórios instalados nos hectares da instalação.

Futuro da mineração no Cazaquistão

Continua após a publicidade

O Cazaquistão se tornou em 2021 o segundo maior centro de mineração de criptomoedas do mundo, em grande parte por instalações como a da Enegix, detalhada acima. Ao mesmo tempo, o custo energético dessas operações começa a preocupar o país, que tem a maioria de seu consumo vindo de usinas a carvão, que poluem o meio ambiente e emitem muito carbono.

Para os entusiastas de criptomoedas, o impacto ambiental no país acaba não sendo muito contemplado, já que o que realmente atrai é o baixo custo de energia elétrica no Cazaquistão — um dos menores do mundo por conta das grandes reservas de gás natural e carvão presentes no território da nação. Essa característica torna a mineração de ativos digitais no local extremamente lucrativa, independente da produção de poluição resultante.

Mas, segundo a reportagem da BBC, os responsáveis pelo controle da distribuição de energia no país, como a empresa estatal Kazakhstan Electricity Grid Operating Company (KEGOC), estão começando a tomar medidas contra a mineração — com um primeiro exemplo ocorrendo na última semana de janeiro, quando empresas desse ramo tiveram a eletricidade cortada por cinco dias.

Fonte: BBC