Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Biden autoriza revisão da regulamentação do setor de criptomoedas nos EUA

Por| Editado por Claudio Yuge | 10 de Março de 2022 às 18h20

Link copiado!

Gage Skidmore/Creative Commons
Gage Skidmore/Creative Commons

O presidente norte-americano Joe Biden assinou, nesta quarta-feira (9), uma ordem executiva que prevê a revisão da abordagem dos EUA ao mercado de criptomoedas. O documento, já há muito esperado por entusiastas do setor de ativos digitais, é o primeiro passo na preparação do país para regulamentação das moedas virtuais.

“O Departamento de Tesouro trabalhará para promover um sistema financeiro mais justo, inclusivo e eficiente, ao mesmo tempo em que continuará a combater o financiamento ilícito e buscar formas de evitar riscos à estabilidade financeira e à segurança nacional do país”, disse Janet L. Yellen, secretária do Departamento de Tesouro dos EUA, em comunicado.

A ordem executiva assinada por Biden é dividida em dez seções: políticas; objetivos; coordenação; moedas digitais de bancos centrais; estabilidade financeira; ações para abordar movimentações ilícitas com ativos digitais; cooperação internacional; definições e, por fim, disposições gerais. Em cada uma delas, o texto define as diretrizes gerais de como o país deve proceder quanto às criptomoedas.

Continua após a publicidade

Para líderes da indústria de inovações e criptomoedas, a ordem executiva é vista como uma importante conquista. “O documento inaugura uma discussão séria e embasada em como construir uma arquitetura para uma internet melhor" afirma Tomicah Tillemann, um ex-membro de Departamento do Estado dos EUA que recentemente se juntou a uma empresa de capital de risco cujo nome ainda não se tornou público, segundo o The Washington Post.

Assinatura da ordem executiva por Biden tem relação com conflito no leste europeu

Um dos motivos para que Biden assinasse a ordem executiva das criptomoedas foi a invasão da Rússia à Ucrânia, já que existem preocupações no mundo sobre a nação russa utilizar ativos digitais para arranjar formas de evitar as sanções econômicas sendo aplicadas pela comunidade internacional - mesmo que alguns especialistas do setor indiquem que isso não deve ocorrer.

Continua após a publicidade

A preocupação estadunidense é corroborada por um comunicado emitido na semana passada, em que Yellen afirmou que o Tesouro dos EUA sabe que o setor de criptomoedas é uma possível saída para sanções serem evitadas pela Rússia, e que a entidade estava observando possíveis cenários em que essas falhas aconteciam.

Mas ao passo que o conflito no leste europeu foi um dos fatores, a ordem também conta com detalhes sobre como o governo dos EUA pode utilizar a tecnologia do setor de criptomoedas para a criação do dólar digital — de forma que os interesses econômicos do país continuem sendo protegidos.

Fonte: The Washington Post