Publicidade

Corretora cripto CoinBase bloqueia 25 mil usuários russos de seus serviços

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Março de 2022 às 19h00

Link copiado!

Corretora cripto CoinBase bloqueia 25 mil usuários russos de seus serviços
Corretora cripto CoinBase bloqueia 25 mil usuários russos de seus serviços

Nessa segunda-feira (7) a Coinbase, uma das mais populares corretoras de criptomoedas do mundo, bloqueou a conta de 25 mil russos que utilizam seus serviços. Tanto a população comum do país envolvido no conflito com a Ucrânia como pessoas públicas foram afetadas pela decisão, que segundo comunicado oficial da exchange, teve como base informações contidas em listas de sanções internacionais.

O bloqueio das contas foi realizado conforme a lista de sanções para a Rússia criada pelas Nações Unidas, com a intenção de pressionar o país europeu a parar com o ataque em território ucraniano. Além de endereços de carteiras digitais citados no próprio apanhado internacional, contas russas que a Coinbase tenha identificado com relações aos indivíduos impedidos também foram afetadas.

Ainda no comunicado oficial, a Coinbase também anunciou que estará bloqueando tentativas desses usuários de criarem outras contas para tentar acessar os serviços da corretora. A corretora

Continua após a publicidade

Decisão da Coinbase condiz com fala da corretora na última semana

Oficialmente, a Coinbase fala que o banimento dos 25 mil usuários russos foi feito por indicativos de atividades ilegais sendo feitas por essas contas, identificadas por meio de investigações da própria corretora.

A justificativa condiz com uma fala da CoinBase feita pouco menos de uma semana atrás, após autoridades ucranianas pediram para que corretoras de criptomoeda começassem a banir todos os usuários russos de seus serviços, em um esforço adicional a sanções econômicas no país.

Continua após a publicidade

Pouco após o pedido, a própria Coinbase se manifestou falando que “para manter a liberdade econômica do mundo”, ela não poderia acatar o pedido da Ucrânia, mas que poderia bloquear os usuários ligados a sanções econômicas emitidas contra o povo russo — algo que, oficialmente, parece ter sido feito no bloqueio dessas 25 mil contas.

Fonte: BleepingComputer