Publicidade

5 dicas para evitar golpes do mercado de criptomoedas

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Junho de 2022 às 18h20

Link copiado!

envato/ORION_production
envato/ORION_production

O mercado de criptomoedas carece de regulamentação, leis que garantam ao investidor o mínimo para não cair em golpes e ser enganado na hora de escolher um ativo pra investir. E, mesmo com diretrizes, ainda assim há muitas fraudes e tentativas de crime no setor.

Abaixo estão algumas dicas para ajudar a evitar fraudes e golpes no mercado d ativos digitais.

Objetivo do projeto

Continua após a publicidade

Um ativo digital, seja ele criptomoeda, token ou um token não-fungível (NFT), tem diferentes funções: ser uma solução para transações e pagamentos, um investimento, uma aquisição para coleção... e quem compra precisa entender a utilidade do projeto.

Antes de investir identifique no projeto se ele serve para um caso de uso real; se promove a inovação de algum setor ou se existe de fato um interesse pelo ativo; ou apenas se trata de especulação. Caso as respostas para essas perguntas criarem mais dúvidas sobre a aplicação de seu dinheiro, então, é melhor ficar de fora.

Desenvolvedores desconhecidos

Continua após a publicidade

Outro sinal de alerta na hora de comprar um ativo digital é se a equipe por trás do projeto são pessoas reais ou pseudônimos. Geralmente, golpistas se aproveitam do anonimato e da falta de regulamentação do mercado de criptomoedas para criar proposta que no papel parecem revolucionários; mas que, na verdade, não passam de fraudes.

É importante visitar o site ou redes sociais oficiais; fazer pesquisas e descubrir quem são os criadores — e se eles realmente têm conhecimento — e o verdadeiro interesse — para desenvolver o projeto.

Grande parte dos projetos com desenvolvedores desconhecidos costuma ser fraude — então, talvez seja melhor pensar duas vezes antes de investir. Talvez você esteja se perguntando: mas o criador do Bitcoin é anônimo e o BTC é a principal criptomoeda do mercado? De fato, é verdade, mas isso deve a uma característica da criptomoeda, a descentralização.

Satoshi Nakamoto, quando criou o Bitcoin, questionou a obrigatoriedade de se confiar em instituições financeiras para controlar o dinheiro. O fato de ele permanecer anônimo também gera desconfiança. Mas as informações sobre uso do ativo por autoridades, governos e outros dados, como a própria matemática do mercado, ajuda a "autenticá-la" como uma moeda digital confiável — embora muito volátil, como todas as outras.

Continua após a publicidade

mostra que não existe um responsável pela criptomoeda para confiarmos. Só precisamos depositar nossa confiança na “matemática” que faz a moeda digital funcionar.

Comunidade ativa de investidores

Bons projetos costumam reunir muitos apoiadores. Eles se juntam e formam as comunidades, geralmente nas redes sociais do projeto. E assim vai se formando uma base de investidores ativa e estruturada.

Continua após a publicidade

Se a criptomoeda que não tem uma comunidade que acredita no projeto, então é melhor pensar duas vezes antes de investir. Quanto maior a base de empreendedores, mais sólido tende a ser o projeto. Contudo, em se tratando de moedas digitais, ainda não dá para confiar em tudo com 100% de certeza, dada à falta de regulamentação do setor.

A criptomoeda é vendida em grandes corretoras?

Geralmente, os melhores projetos de criptomoedas são vendidos nas principais corretoras do mercado. Se o ativo não está listado nas grandes plataformas de negociação, isso é um sinal de alerta.

As principais corretoras seguem padrões rigorosos para adicionar uma criptomoeda no seu livro de ofertas. Portanto, se o ativo não está listado nas grandes empresas, talvez ainda não seja ou não será um bom projeto. É possível encontrar boas moedas em pequenas corretoras, contudo, é sempre recomendável conferir a reputação da plataforma.

Continua após a publicidade

Promessas de dinheiro fácil

É muito comum investidores do mercado de criptomoedas investirem com expectativas de ganhar dinheiro rápido. Isso acontece por que essa é realmente uma das poucas classes de ativos com potencial de enriquecimento em um curto período de tempo. Um exemplo disso foi a valorização de uma moeda digital chamada Solana. Entre dezembro de 2020 e novembro de 2021, valorizou quase 20.000%. Ou seja, se alguém investiu R$ 10 mil no começo, ao final saiu com R$ 2 milhões.

O mercado cripto está cheio de exemplos como esse, e os golpistas se aproveitam do sucesso de projetos legítimos que arrecadaram em pouco tempo para gerar narrativas com uma falsa promessa de ganhos fáceis e exorbitantes. Se há uma projeção parecida, é preciso ficar atento.

Continua após a publicidade

A saída é sempre buscar o máximo de informações, especialmente notícias e relatos de possíveis vítimas, antes de aplicar dinheiro em um projeto duvidoso.