Publicidade

Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, está “bloqueada” no Brasil

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Junho de 2022 às 17h20

Link copiado!

unsplash/Vadim Artyukhin
unsplash/Vadim Artyukhin

A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, responsável por negociar mais de US$ 10 bilhões (R$ 51 bilhões) diariamente, está “bloqueada” financeiramente no Brasil. O impedimento começou dia 17, após a Capitual, fintech responsável pelas operações da empresa no país, parar de realizar as transações de depósitos e saques dos mais de 4 milhões de usuários brasileiros.

Segundo o site Valor, a Capitual parou de realizar as transações em reais dos clientes porque a Binance não teria atendido a solicitação de repasse de dados cadastrais (como CPF, nome da mãe, endereço, foto, entre outros) dos seus usuários.

A Capitual alega que os dados são exigências de KYC “Know Your Costumer” (conheça seu cliente) do Banco Central, e faz parte de um processo que visa aumentar a segurança das operações, de modo a evitar lavagem de dinheiro e crimes financeiros. Antes dessa suposta exigência, as operações seriam apenas registradas por uma espécie de “conta gráfica”.

Continua após a publicidade

Nessa “conta gráfica” os dados dos usuários da corretora não teriam individualização, seriamo centenas de transações em nome da Capitual, e não em nome dos clientes. A fintech, então, pediu que a Binance faça o repasse dos dados de cada cliente. A corretora negou a solicitação, e declarou que não repassa informações confidenciais — que, em uma possível rescisão de contrato entre ambas, poderiam ser “dadas” a concorrentes.

Como não houve o repasse, a fintech “travou” saques e depósitos dos usuários da Binance, até que sejam enviados os dados supostamente exigidos pelo Banco Central, que, por enquanto, não comenta o caso.

Posicionamento da Binance

Continua após a publicidade

Por e-mail, a Binance relatou ao Canaltech que romperá o contrato com a Capitual e busca parceria com uma instituição de extensa experiência, com possível anúncio em breve. A empresa também explicou que atualmente existe um processo de aquisição de uma corretora local para suas transações no Brasil, a Sim;paul.

Processo espera aprovação dos órgãos reguladores, o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A Binance apontou outras alternativas para os investidores movimentar suas contas por aqui, como transferência via cartão Visa e operações (P2P) entre usuários da corretora. Em caso de dúvidas, a empresa encaminha para sua página de suporte.

Fonte: Valor