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Xbox Series X | Jogos a 60 FPS ficam a cargo das produtoras, diz Microsoft

Por| 14 de Maio de 2020 às 10h48

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Ubisoft
Ubisoft

O hype para o Xbox Series X aumentou bastante desde a apresentação da semana passada, quando a Microsoft mostrou alguns dos jogos que chegarão ao seu novo console. Mas algo chamou a atenção do público e do mercado: Assassin's Creed: Valhalla. Além de não termos visto um gameplay robusto, ficou a dúvida quanto ao desempenho do jogo no vindouro videogame, que, como sabemos, será capaz (assim como o PlayStation 5), de executar games a 60 quadros por segundo.

A Ubisoft, publisher responsável por Valhalla, disse que o próximo jogo da sua principal franquia rodará a, pelo menos, 30 FPS no novo console da Microsoft. A notícia veio como um banho de água fria naqueles que esperavam ver jogos em 4K/ 60 FPS como padrão. Porém, segundo a Microsoft, o problema não está no hardware do Xbox Series X, mas sim no que as desenvolvedoras poderão fazer ao aproveitar o poderio dele.

Tom Warren, jornalista do The Verge, conversou brevemente com Aaron Greenberg, gerente geral de Xbox, e elucidou um pouco mais as coisas. Segundo Greenberg, as desenvolvedoras determinarão como aproveitar os recursos de desenvolvimento do console e que os 60 FPS não serão um padrão imposto pela Microsoft. A empresa, aliás, acabou recuando neste tema, já que, por diversas vezes, chegou a dizer que o console seria capaz de rodar os jogos a essa taxa de quadros por padrão e com poderio para chegar a 120 FPS.

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É bom lembrar que, além da resolução e da taxa de quadros, devemos levar em conta que os consoles da próxima geração serão capazes de atribuir ainda mais recursos aos games, como o uso do Ray Tracing em tempo real e novas tecnologias de som. Além disso, Assassin's Creed: Valhala e outros tantos títulos third party lançados para o Xbox Series X chegarão ao Xbox One X, o que deve, pelo menos no início da vida do novo console, deixar os jogos bem parecidos.

Halo Infinite: 4K e 60 FPS

O mesmo problema não deve acontecer com os jogos first party, ou seja, aqueles desenvolvidos pelo Xbox Game Studios. Com a promessa de ser lançado junto com o Xbox Series X, Halo Infinite será capaz de rodar não apenas a 60 quadros por segundo, mas também com resolução 4K nativa e todos os recursos gráficos disponíveis. Pelo menos é o que garantiu um desenvolvedor da 343 Industries, estúdio pertencente à Microsoft e que é responsável pela franquia atualmente.

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Pode parecer desapontador ver que um console da próxima geração não chegue nem perto do que os PCs já fazem há algum tempo em termos de desempenho nos jogos, mas é possível que vejamos sensíveis melhorias com o passar dos anos. É bom lembrar que isso já aconteceu com o PlayStation 4 e com o Xbox One, com os games de final de geração sendo visivelmente superiores aos do início, mesmo nas versões padrão dos videogames.