Publicidade

Valve pode estar trabalhando em console para concorrer com o Switch

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Maio de 2021 às 13h11

Link copiado!

Valve pode estar trabalhando em console para concorrer com o Switch
Valve pode estar trabalhando em console para concorrer com o Switch
Tudo sobre Valve

A Valve parece disposta a entrar no mercado de consoles (ou quase isso) mais uma vez. Pelo menos, é o que apontam os rumores sobre o SteamPal, um suposto PC portátil da empresa, com formato parecido com o do Nintendo Switch e funcionamento atrelado à plataforma de jogos para computador, com lançamento previsto para o final deste ano.

As informações começaram a circular nesta semana, após a mais recente atualização do Steam trazer em seu código uma menção a um novo dispositivo, justamente o SteamPal. A conversa, então, se uniu a outras existentes desde o ano passado, quando a Valve começou a inserir menções a uma otimização de jogos para algo chamado Neptune nos bastidores da plataforma de games. Desde então, muito se falava sobre a chegada de um console da empresa, o que foi corroborado à imprensa internacional por fontes anônimas.

A nomenclatura SteamPal é um código, mas o formato seria bastante semelhante ao do Switch, com tela sensível ao toque e joysticks conectados nas laterais, ainda que não removíveis. Seria, basicamente, um mini PC all-in-one, mas o que chama a atenção é a ideia de que seu sistema operacional seria baseado na arquitetura Linux, exigindo a otimização citada em alguns dos códigos do serviço e, possivelmente, limitando a oferta de títulos disponíveis.

Continua após a publicidade

Ajudou a acender a fogueira dos rumores o fato de o fundador da Valve, Gabe Newell, já ter dado a entender que a empresa estaria trabalhando em um dispositivo para jogos. Os boatos concordam em um lançamento marcado para o fim deste ano, o que faria com que o anúncio acontecesse em breve, mas colocam na mesa a escassez de componentes que vem atingindo toda a indústria de tecnologia. Em um aparelho tão especializado quanto o suposto SteamPal, essa é uma questão importante, que pode atrasar a chegada do suposto console.

Por outro lado, a chegada do SteamPal com arquitetura Linux pode marcar também novos esforços da plataforma em trazer mais títulos para a plataforma de código aberto. Por meio de um sistema de compatibilidade chamado Proton, desenvolvedores podem agilizar o desenvolvimento de tais versões, liberando seus títulos aos jogadores que usam tal opção — no caso do console, um belo custo com licenças também seria economizado por conta disso.

Caso seja confirmado, o SteamPal também representaria uma nova tentativa da Valve no campo dos consoles. Quem acompanha o mercado há algum tempo deve se lembrar das Steam Machines, máquinas customizadas com hardware de PC, mas criadas de forma a otimizar a experiência e oferecer um uso semelhante ao dos consoles. Não deu muito certo e, mesmo firmando parcerias com grandes fabricantes, a iniciativa teve vida curta. Não parece, por outro lado, que a empresa tenha desanimado por conta disso, já que, como dito, os rumores sobre uma nova empreitada para concorrer no mercado de vídeo games são antigos.

Continua após a publicidade

A Valve não se pronunciou sobre os rumores nem explicou o que, exatamente, significa a menção ao SteamPal entre os códigos da versão mais recente da plataforma.

Fonte: Ars Technica