Publicidade

Sony pode escolher jogos do PS3 a dedo para rodar no Playstation 5

Por  |  • 

Compartilhe:
Nikita Kostrykin/Unsplash
Nikita Kostrykin/Unsplash

O PS5 é um console com capacidade de retrocompatibilidade direta com títulos de PS4, mas que também já recebeu ports de PS2, PS1 e até PSP. Um novo rumor indica que, após anos de fãs pedindo por isso, o console da Sony finalmente rodará jogos de PlayStation 3.

Atualmente, a Sony disponibiliza jogos de PS3 pelo seu serviço PS Plus, através de processamento na nuvem. Por conta disso, por mais que o catálogo traga vários dos títulos que os fãs gostariam de jogar, ele está preso à disponibilidade de servidores, restringindo o seu acesso a territórios como Estados Unidos e alguns países da Europa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um novo rumor levantado por Shpeshal Nick, apresentador do podcast Xbox Era, afirma que suas fontes revelaram que a Sony estaria selecionando alguns dos títulos da era do PS3 para ganhar versões para o PS5, com lançamento global.

Segundo o podcaster, essa "retrocompatibilidade seletiva", como ele mesmo chamou, seria semelhante a feita pela Microsoft no início da vida do Xbox One, que foi adicionando novos games de Xbox 360 aos poucos no seu catálogo. A ideia seria focar em títulos first party, vendendo os jogos na PS Store.

Dificuldade em criar retrocompatibilidade

Até o momento, a Sony não mencionou a possibilidade de o PS5 ter compatibilidade com jogos do PS3. Uma grande dificuldade por trás disso é a arquitetura do processador do PlayStation 3, criada pela própria Sony. Por ser diferente da usada no PS4 e no atual console da empresa, criam-se alguns impedimentos para uma simples retrocompatibilidade.

Pelas palavras do podcaster, é possível acreditar que a Sony está fazendo um trabalho muito mais próximo ao de um "port" do que de compatibilidade, criando novas versões de jogos do PlayStation 3 para o PS5. Vale lembrar que a empresa não se pronunciou sobre o assunto e que essa possibilidade deve ser encarada apenas como um rumor.