Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rumor | PlayStation 5 terá GPU com 11 teraflops — menos que o Xbox Series X

Por| 15 de Março de 2020 às 11h10

Link copiado!

Rumor | PlayStation 5 terá GPU com 11 teraflops — menos que o Xbox Series X
Rumor | PlayStation 5 terá GPU com 11 teraflops — menos que o Xbox Series X

Se tem algo pelo que os gamers de plantão estão relativamente irritados, é a completa falta de informações relacionadas ao PlayStation 5 por parte da Sony. A empresa pode ter saído na frente ao final de 2019 ao confirmar a produção do aparelho em uma entrevista exclusiva à revista WIRED, porém o seu silêncio ajudou a concorrente Microsoft a recuperar e superar a diferença com divulgações generosas sobre o Xbox Series X, seu próximo console.

E se rumores desvendados pelo fórum online NeoGaf tiverem alguma credibilidade, o console da Sony perderá em desempenho para o seu principal concorrente. Mas por uma diferença relativamente pequena.

A imagem acima é uma mensagem codificada, endereçada a Mark Cerny, o chefe de arquitetura computadorizada da Sony e líder do time de desenvolvimento do PlayStation 5. A princípio, a “carta” simbolizada por uma pomba branca e cheia de “coo coo” em seu diálogo não diz nada de especial, porém usuários do fórum indicam ter descoberto um significado secreto, dizendo que o PS5 contará com GPU de 11.05 teraflops e 52 unidades computacionais, com frequência de 1.743 MHz.

Continua após a publicidade

O Xbox Series X, segundo divulgado recentemente pela Microsoft, conta com GPU de 12 teraflops em média. Se tudo se provar real e se mantiver assim, então o aparelho da empresa de Redmond se mostra graficamente mais poderoso, mas a diferença seria ignorável — um teraflop é o tipo de unidade que só se faz notar quando testemunhamos quedas bruscas na taxa de quadros, por exemplo.

Entretanto, vale citar que isso ainda é um rumor e, a Sony sendo a Sony, não comentou nada sobre o assunto. O PlayStation 5, até o que se sabe neste momento, manterá o foco da gigante japonesa em jogos e experiências single player, além de trazer um drive de estado sólido para armazenamento (reduzindo drasticamente o tempo de loading entre as telas dos jogos, entre outros benefícios). Sabe-se também que a Sony deve lançá-lo até o final de 2020 — entre novembro e dezembro, segundo especulações.

Continua após a publicidade

O que isso tudo quer dizer? Supondo que a medida de 11.05 teraflops seja real, a companhia ainda tem tempo de compensar essa diferença em relação ao seu competidor — seja aumentando o poderio em si ou gerando algum outro recurso que compense isso.

De qualquer forma, ainda temos um tempo antes de sabermos qualquer coisa: rumores indicam que a Sony deve revelar detalhes técnicos do PlayStation 5 entre junho e julho deste ano. Isso considerando que as previsões e boatos vieram antes do surto global do coronavírus, o que pode gerar algum impacto no calendário da empresa.

Fonte: NeoGAF