Publicidade

PlayStation 5 | Sony mostra em vídeo todo o poder do novo console

Por| 21 de Maio de 2019 às 11h35

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
PlayStation 4

Uma das informações mais destacáveis sobre o próximo modelo da linha PlayStation é que o console deve vir com armazenamento em SSD, a revelia do atual HD. Isso permite que a transmissão de dados seja muito, mas muito mais rápida que atualmente, o que a Sony demonstrou em reunião para investidores na madrugada desta terça-feira (21).

Segundo documento da reunião, a Sony apresentou capacidades do novo console, ainda chamado de PlayStation 5, usando o mapa da cidade de Marvel's Spider-Man. A ideia era comparar a velocidade de carregamento não só em telas prévias do jogo, mas mostrar a cidade sendo construída em tempo real.

O repórter Takashi Mochizuki do Wall Street Journal gravou um vídeo da apresentação. No aparelho chamado apenas de “próxima geração” pela Sony, o jogo é carregado em menos de um segundo, sendo que o no PS4 Pro a tela demora 8 segundos para aparecer.

Continua após a publicidade

O vídeo também mostra os mapas sendo carregados. Na versão do PS4 Pro, na medida em que se aumenta a velocidade, há pequenos travamentos para que os prédios sejam revelados ao jogador. Esse carregamento é totalmente imperceptível na versão da próxima geração.

Futuro do PS4

A reunião também tratou do atual console da empresa. Embora não tenha apresentado nada de efetivamente novo neste ano ainda, a revelia de Days Gone, executivos disseram a investidores que o aparelho ainda deve ser o carro-chefe do setor. Segundo o documento, a proposta é de que o PS4 se mantenha ainda “o aparelho de engajamento e lucro para os próximos três anos”.

Continua após a publicidade

Isso levanta duas possibilidades. A primeira de que a Sony entende que, assim como aconteceu no PS4, ainda levará tempo para que a base instalada troque de console para o da próxima geração. Com isso, o atual aparelho ainda seria o mais forte da empresa.

Outra possibilidade seria de a Sony apostar em uma nova geração com preço elevado de custo, mas não repassando isso ao usuário. Com isso, poderia ter um console mais competitivo no mercado, com armazenamento em SSD, que é uma peça atualmente bastante cara.

Além disso, a Sony promete "exclusivos do PS4 ainda a serem lançados".

Continua após a publicidade

Nuvem

A empresa também falou sobre a perspectiva de parceria com a Microsoft. Ambas fecharam um acordo em que a Sony deve usar a arquitetura de serviços de nuvem Azure para entrar no mercado de jogos por streaming.

A proposta é expandir o serviço do PlayStation Now, permitindo que jogos possam rodar em 1080p. A empresa também mostrou um cronograma de evolução de modelo de negócio o que inclui streaming nas oportunidades futuras. Embora já conte com o PlayStation Now nesta geração, a Sony não o considera uma opção para os usuários. Isso pode indicar que serviços de streaming possam vir a ser integrados ao novo aparelho.

Continua após a publicidade

A Sony ainda não revelou seus planos e já informou que isso não deve acontecer nos próximos 12 meses. Assim, é bem possível que tenhamos dados mais concretos sobre a nova geração do PlayStation somente na E3 do ano que vem.

Fonte: SIE