PlayStation 5 pode não ter retrocompatibilidade no lançamento, aponta rumor

Por Rafael Arbulu | 29 de Maio de 2020 às 11h37
Let's Go Digital

Uma nova informação — altamente especulativa neste momento — indica que o PlayStation 5 pode não ter um recurso que vem sendo pedido há anos pelos seus consumidores. Ao menos não em seu lançamento: de acordo com a página oficial do aparelho na Islândia, a função de retrocompatibilidade, que permitiria ao PS5 rodar jogos de gerações anteriores, seria “disponibilizada aos usuários por meio de atualização de sistema”.

A informação foi prontamente removida e a página, atualizada, mas como a internet é mais rápida que qualquer atirador do Velho Oeste, diversos fóruns online já preservaram a informação por meio do recurso de consulta de cache do Google.

(Captura de Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Durante o processo de divulgação do PlayStation 5, a Sony já havia comentado que o console contaria com o recurso de retrocompatibilidade: em um post publicado no blog oficial do console em março de 2020, a empresa disse: “[nós] acreditamos que a grande maioria dos mais de 4 mil jogos de PlayStation 4 serão jogáveis no PS5”. Em outras divulgações e rumores, a empresa disse que uma parcela destes jogos estaria disponível “no lançamento” do aparelho, neste momento programado para o final deste ano.

Isso coloca o principal concorrente do PlayStation 5, o Xbox Series X, em uma posição interessante, já que a Microsoft vem sendo bem aberta com suas comunicações referentes ao novo console. No que tange à retrocompatibilidade, ele vai embarcar todas as gerações de jogos da marca, ao passo que alguns destes títulos devem ainda passar por upgrades cosméticos e serem reproduzidos em HDR e/ou 120 quadros por segundo.

É importante ressaltar, porém, que tudo isso é meramente especulativo, já que a página islandesa do PlayStation 5 — embora falasse sobre “atualização de sistema” — nunca especificou se a dita atualização viria depois. E há diversos casos nas gerações atuais em que um update de software tenha aparecido no mesmo dia do lançamento de um produto novo.

Em outras palavras: parece que uma promessa da Sony não será cumprida de antemão, mas também pode ser que ela cumpra com ela de uma forma inesperada.

O DualSense, controle do PlayStation 5: Sony ainda não revelou o console (Imagem: Divulgação/Sony)

De qualquer forma, vamos ter de esperar um pouco para sabermos mais: a Sony programou para o início de junho um evento online no qual, rumores indicam, ela deve revelar uma série de jogos disponíveis no lançamento do PlayStation 5 (uma área que a Microsoft ainda vem devendo em certo grau, aliás), então esse pode ser um assunto a ser abordado pela gigante japonesa.

Tanto o PlayStation 5 como o Xbox Series X devem chegar às prateleiras até dezembro de 2020.

Fonte: Reddit; Google Web Cache

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.