Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Para dev, PS5 terá loading mais rápido, mas Xbox Series X trará melhor resolução

Por| 11 de Junho de 2020 às 11h30

Link copiado!

(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)
(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Depois de tantas informações divulgadas sobre o Xbox Series X e (esperamos) mais detalhes sobre o ainda não revelado PlayStation 5, é natural que você pense que, apesar dos pesares, os consoles da Microsoft e da Sony tragam muitas similaridades. Um desenvolvedor, porém, acredita que as empresas terão focos diferentes na composição de seus aparelhos, o que pode ser um fator decisivo na hora em que você escolher qual console comprar.

Thomas Mahler, diretor de desenvolvimento de Ori and the Blind Forest, considerou, durante uma postagem no fórum ResetEra, que a Sony deve se concentrar em uma experiência mais veloz de usuário, ao passo que a Microsoft tentará imprimir mais potência visual. Traduzindo: o PlayStation 5 terá loadings bem mais rápidos que seu concorrente americano, mas o Xbox Series X deve trazer mais processamento na resolução 4K e melhores taxas de quadro.

Continua após a publicidade

“Digamos que a média do tempo de loading com aqueles SSDs danova geração seja de 10 segundos. E sejamos generosos ao dizer que o SSD do PlayStation 5 e seu desempenho sejam duas vezes mais rápidos que o Xbox Series X”, disse Mahler. “Nesse aspecto, você teria 10 segundos de tempo de loading contra 5 segundos (lembrando que o loading de um jogo é bem mais do que mover dados aqui e ali, então esse número não é nada exato). Eu não sei se me importaria muito com uma economia de cinco segundos toda vez que o jogo entra em carregamento, se o que eu estiver sacrificando é a taxa de quadros ou resolução. Por isso acho que essa é a aposta da Microsoft – mais poder ao invés de transferência mais rápida de dados”.

Apesar de ainda não sabermos virtualmente nada sobre o PlayStation 5, as palavras de Mahler fazem sentido quando você considera que “SSD para loadings mais rápidos” é um dos argumentos de venda que a Sony vem usando desde o anúncio oficial do console, ao final de 2019.

Parece uma argumentação técnica, mas a discussão levantada encontra sua relevância no perfil do consumidor gamer moderno: evidentemente, os jogos exclusivos de cada plataforma ainda são o principal fator de decisão na hora da compra de um console. Entretanto, consumidores que não se importam com esse detalhe vão procurar nas informações técnicas de cada aparelho o seu ponto de afirmação antes de fazer a compra — e isso vai depender do que ele deseja: mais velocidade na execução de um jogo, ou uma resolução mais consistente?

Continua após a publicidade

Isso não significa que o PlayStation 5 seja incapaz de rodar jogos em 4K e alta taxa de quadros, vale ressaltar. Mas a impressão que Mahler passa é a de que a Microsoft fará isso de forma mais perene. Em outras palavras, ambos terão 4K? Sim, mas o Xbox Series X é quem parece ser mais capaz de mantê-lo sem afetar a taxa de quadros nem apresentar quedas de desempenho de processamento.

Especulações, ainda que muito técnicas, à parte, o que nos cabe agora é esperar: a Sony tem um evento marcado para a tarde de hoje (11), focado no PlayStation 5. Entretanto, oficialmente a empresa disse que a ocasião será voltada aos jogos da nova plataforma. Ficamos na torcida para ver se algum detalhe inédito do aparelho em si acaba aparecendo.

Fonte: ResetEra