Pai do PlayStation diz que Sony não acreditava no sucesso do console
Por Guilherme Haas |
Conhecido como o "pai do PlayStation", Ken Kutaragi revelou durante a Tokyo Game Show que a Sony não acreditava no sucesso do console. Segundo Kutaragi, que liderou o desenvolvimento do PlayStation original, muitos dentro da empresa duvidavam do potencial do projeto, prevendo que o console seria um fracasso.
- Preço do PS5 Pro no Brasil é o que todo mundo imaginava
- Análise mostra que PS5 Pro não tem ganhos reais de FPS
- Por que o PlayStation 5 Pro é tão caro?
História do PlayStation
No início dos anos 1990, Kutaragi e a Sony tentaram uma parceria com a Nintendo para criar uma versão do PlayStation que seria um acessório de CD para o Super Nintendo.
Após o fracasso dessa proposta, a Sony decidiu seguir em frente sozinha, lançando o primeiro PlayStation em 1994. Apesar de o console ter revolucionado a indústria dos videogames, Kutaragi recorda a resistência enfrentada, tanto dentro da Sony quanto de outras empresas.
“Queríamos compartilhar a nossa paixão”, disse Kutaragi durante a Tokyo Game Show, segundo a VGC. “Visitamos dezenas, se não centenas de empresas de jogos, e a maioria delas não estava interessada. Nos disseram: ‘Não façam isso. Outras empresas tentaram e fracassaram. Vocês também vão fracassar.’”
Na época, o mercado de consoles era dominado pela Nintendo e pela Sega. Mesmo com um hardware mais avançado do que o SNES e o Genesis, o PlayStation enfrentava desafios ao competir com o lançamento do Sega Saturn. No entanto, o PlayStation se destacou, e a Sony rapidamente se consolidou como uma das principais empresas no setor de videogames.
Kutaragi permaneceu na Sony até 2007, quando deixou a empresa após o lançamento difícil do PlayStation 3. Mesmo assim, seu legado como o arquiteto das três primeiras gerações de consoles PlayStation garantiu seu lugar na história dos videogames.
Fonte: VGC