Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Final Fantasy 7 |Por que a Phoenix Down não poderia salvar personagens mortos?

Por| 07 de Maio de 2020 às 21h15

Link copiado!

(Imagem: Divulgação;Square Enix)
(Imagem: Divulgação;Square Enix)
PlayStation 4

A Phoenix Down é um dos elementos mais clássicos da série Final Fantasy. Apesar de a franquia ser antológica, este é um item que se mantém fossilizado no sistema há vários games. Trata-se de um elemento de cura que pode trazer os personagens de volta para batalha. Contudo, por que ela não é capaz de reviver os mortos durante a trama?

Antes de começar a discutir sobre este tema, aqui vale um alerta: o texto todo terá spoilers de narrativas de Final Fantasy 7 original e o Remake.

Quem jogou esta nova versão de Final Fantasy 7 pode ter percebido que ele pretende ter um pesinho mais forte na realidade. Há um trabalho maior que o original em ambientar tudo de modo mais profundo. Por este motivo que muita gente acha a Phoenix Down como um furo de roteiro.

Bom, estamos falando de personagens que morrem durante a trama, como Biggs, Wedge e Jessie. Eles são elementos narrativos que dão mais peso para destruição do Setor 7 de Midgar e que muita gente questiona se poderiam ser salvos apenas com uma Phoenix Down. Então, a reposta é que não poderiam.

Continua após a publicidade

O item se trata da pena do rabo de fênix e consegue trazer de volta personagens caídos em batalhas. Aqui, é que mora a confusão de alguns jogadores. Apesar da referência ao animal mitológico relacionado ao renascimento, a Phoenix Down não revive uma pessoa no universo de Final Fantasy, mas somente a recupera de um nocaute. Ou seja, seria algo como trazer de volta do desmaio.

Quando se está em uma batalha e um personagem perde toda a sua barra de vida, ele não morre exatamente. O termo usado no jogo é “KO’d”, ou seja, nocauteado. Desta forma, o Phoenix Down ajuda trazer de volta ao combate, mas não reviver.

As capacidades do item podem variar entre Final Fantasy, mas essencialmente o que ele faz é mudar a condição de status dos personagens, tirando o KO’d e nada mais. Assim, a trama entende que Biggs, Wedge, Jessie e, depois, Aerith não poderiam ser revividos com a Phoenix Down exatamente porque a pena não tem esta capacidade.

Continua após a publicidade

Este mesmo empasse não existe somente no sétimo capítulo da série. Em Final Fantasy V, uma das batalhas mais icônicas envolve Galuf, membro do seu time que dá a vida para salvar o resto da turma. No jogo, os outros personagens até tentam usar mágica para recuperá-lo após o confronto, mas o ferimento foi forte demais e ele morre sem poder voltar.

A limitação da Phoenix Down também tem a função narrativa, permitindo que os escritores deem dramaticidade e criem urgência de salvação. Até mesmo na cena do Setor 7, se o elemento tivesse esta capacidade, seria possível reviver uma cidade inteira sem consequências para o evento.

Portanto, sem ser um item milagroso, a Phoneix Down não poderia reviver nossos nobres guerreirinhos. Infelizmente.