Final Fantasy 7 |Por que a Phoenix Down não poderia salvar personagens mortos?

Por Wagner Wakka | 07 de Maio de 2020 às 21h15
(Imagem: Divulgação;Square Enix)
Tudo sobre

Saiba tudo sobre PlayStation 4

Ficha técnica

A Phoenix Down é um dos elementos mais clássicos da série Final Fantasy. Apesar de a franquia ser antológica, este é um item que se mantém fossilizado no sistema há vários games. Trata-se de um elemento de cura que pode trazer os personagens de volta para batalha. Contudo, por que ela não é capaz de reviver os mortos durante a trama?

Antes de começar a discutir sobre este tema, aqui vale um alerta: o texto todo terá spoilers de narrativas de Final Fantasy 7 original e o Remake.

Quem jogou esta nova versão de Final Fantasy 7 pode ter percebido que ele pretende ter um pesinho mais forte na realidade. Há um trabalho maior que o original em ambientar tudo de modo mais profundo. Por este motivo que muita gente acha a Phoenix Down como um furo de roteiro.

Bom, estamos falando de personagens que morrem durante a trama, como Biggs, Wedge e Jessie. Eles são elementos narrativos que dão mais peso para destruição do Setor 7 de Midgar e que muita gente questiona se poderiam ser salvos apenas com uma Phoenix Down. Então, a reposta é que não poderiam.

Wedge é um dos personagens mortos durante a trama do jogo (Foto: Square)

O item se trata da pena do rabo de fênix e consegue trazer de volta personagens caídos em batalhas. Aqui, é que mora a confusão de alguns jogadores. Apesar da referência ao animal mitológico relacionado ao renascimento, a Phoenix Down não revive uma pessoa no universo de Final Fantasy, mas somente a recupera de um nocaute. Ou seja, seria algo como trazer de volta do desmaio.

Quando se está em uma batalha e um personagem perde toda a sua barra de vida, ele não morre exatamente. O termo usado no jogo é “KO’d”, ou seja, nocauteado. Desta forma, o Phoenix Down ajuda trazer de volta ao combate, mas não reviver.

As capacidades do item podem variar entre Final Fantasy, mas essencialmente o que ele faz é mudar a condição de status dos personagens, tirando o KO’d e nada mais. Assim, a trama entende que Biggs, Wedge, Jessie e, depois, Aerith não poderiam ser revividos com a Phoenix Down exatamente porque a pena não tem esta capacidade.

Este mesmo empasse não existe somente no sétimo capítulo da série. Em Final Fantasy V, uma das batalhas mais icônicas envolve Galuf, membro do seu time que dá a vida para salvar o resto da turma. No jogo, os outros personagens até tentam usar mágica para recuperá-lo após o confronto, mas o ferimento foi forte demais e ele morre sem poder voltar.

A limitação da Phoenix Down também tem a função narrativa, permitindo que os escritores deem dramaticidade e criem urgência de salvação. Até mesmo na cena do Setor 7, se o elemento tivesse esta capacidade, seria possível reviver uma cidade inteira sem consequências para o evento.

Portanto, sem ser um item milagroso, a Phoneix Down não poderia reviver nossos nobres guerreirinhos. Infelizmente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.