Publicidade

Computex 2024 | NVIDIA Project G-ASSIST ajuda jogadores novatos com IA

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Junho de 2024 às 10h24

Link copiado!

NVIDIA / Divulgação
NVIDIA / Divulgação
Tudo sobre Nvidia

Entre as novidades que a NVIDIA  apresentou na Computex 2024 neste domingo (2) está a nova ferramenta NVIDIA G-ASSIST para auxiliar gamers de forma adaptativa. Se valendo do poder da IA e deep learning das GPUs NVIDIA GeForce RTX, o G-ASSIST pode sugerir, baseado nos bancos de dados oficiais e wikis, qual é a melhor estratégia para derrotar um chefe de Elden Ring, ou o melhor build para um novo personagem de Genshin Impact.

A ferramenta, naturalmente, não irá oferecer auxílio ativo dentro dos games, como assistência de mira, por exemplo. Contudo, ela pode apontar as principais fraquezas do jogador em games competitivos, servindo como um treinador pessoal mostrando como melhorar a estratégia para defender o spike no Valorant sem precisar ficar recorrendo a guias e vídeos enormes de pro-players.

“Os jogos de PC oferecem vastos universos para explorar e mecânicas complexas para dominar, o que são desafios e tarefas que consomem muito tempo, mesmo para os jogadores mais dedicados. O projeto G-Assist tem como objetivo colocar o conhecimento do jogo na ponta dos dedos dos jogadores usando IA generativa”, explicou Guillermo Siman, Senior Product Manager na Nvidia.
Continua após a publicidade

Menos tempo testando e mais tempo jogando

No caso dos RPGs, além das muitas missões, algumas mecânicas de evolução e criação de personagem costumam ser verdadeiras barreiras no progresso. Por vezes é preciso investir horas ‘estuando’, qual trilha de habilidades melhor se adapta ao seu estilo de jogo em games como Path of Exile, por exemplo.

O excesso de informações, geralmente confusas e com interfaces pouco intuitivas, acaba afastando muitos jogadores de games, que por vezes nem são tão assustadores depois que se pega o jeito, mas têm curvas de aprendizado bem complexas. A proposta do G-ASSIST é amenizar essas curvas de aprendizado e permitir que mais gamers comecem jogos considerados difíceis, sem precisar "prestar vestibular" para utilizar as mecânicas.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Outro benefício da ferramenta é a capacidade de identificar gargalos de desempenho, como pouca VRAM, falhas de driver, e assim por diante, e ajustar automaticamente a melhor configuração para o sistema do usuário. Com isso, não é preciso ficar testando um a um, qual efeito ligar ou desligar até encontrar o equilíbrio entre qualidade gráfica e FPS.

Continua após a publicidade

O Canaltech viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.