Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Computex 2024 | MSI apresenta novas GeForce RTX projetadas por GenIA

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Junho de 2024 às 11h35

Link copiado!

Felipe Vidal/Canaltech
Felipe Vidal/Canaltech

Entre as novidades da Computex 2024 que o Canaltech pôde ver de perto, a MSI expôs novas placas da família GeForce RTX 4000, inclusive os dois novos modelos RTX 4080 SUPER EXPERT FUZION e RTX 4090 SUPRIM FUZION, que combinam resfriamento liquido e a ar.

As RTX 4080 e RTX 4090 com resfriamento híbrido utilizam um sistema all-in-one com loop de resfriamento e radiador embutido na camada de dissipadores, resultando em projetos que ocupam quase 5 slots do gabinete

Enquanto as RTX 4080 SUPER EXPERT FUZION trazem uma ventoinha de cada lado da placa, criando um fluxo constante de entrada de ar frio e exaustão de ar quente, as GeForce RTX 4090 SUPRIM FUZION trazem as duas ventoinhas sobre o radiador mais robusto de 240 mm.

Continua após a publicidade

Placas para IA com design por IA

Contudo, o maior destaque mesmo fica para as novas GeForce RTX 4060 Ti Gaming X Slim e para a GeForce RTX 4090 SUPRIM X. Mesmo não inovando tanto na solução térmica, trazendo arrefecimento padrão com vapor chamber e ventoinhas, o design final das placas foi todo projetado utilizando IA Generativa.

Desde que começou a se falar de IA para agilizar fluxos de trabalho e otimizar custos, muitas dessas alegações ficavam apenas no campo da especulação sobre como essa solução poderia ser implementada. Os dois novos modelos trazem exemplos práticos da IA generativa criando projetos arrojados de design, permitindo que os arquitetos de hardware foquem em questões mais urgentes.

A RTX 4060 Ti Gaming X Slim traz um design com duas ventoinhas e uma enorme cabeça de dragão centralizada na carcaça, toda com acabamento imitando bronze. Já a RTX 4090 SUPRIM X, chega com um dragão chinês mais singelo ao longo do corpo do dissipador com apenas uma ventoinha.

Apesar de não serem placas exatamente práticas de se acomodar em um gabinete por conta do espaço extra exigido pelo acabamento, os dois modelos são bem interessantes para build custom. 

A MSI não confirmou se as placas serão lançadas comercialmente, mas a proposta dá um vislumbre de como a comunidade modder pode utilizar a capacidade de IA das GeForce RTX e PCs com NPUs para criar setups ainda mais visualmente impressionantes.

Continua após a publicidade

O Canaltech viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.