Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nuvem híbrida: a estratégia corporativa eficiente para o gerenciamento de dados

Por| 30 de Novembro de 2020 às 21h20

Link copiado!

Nuvem híbrida: a estratégia corporativa eficiente para o gerenciamento de dados
Nuvem híbrida: a estratégia corporativa eficiente para o gerenciamento de dados

Por Ed Solis*

Com o surgimento frequente de novas tecnologias, o número de aplicações, sistemas, requisitos comerciais diversos e dados que transitam pelas redes só tem aumentado. Com isso, as equipes de TI nas empresas precisam de ferramentas que não só forneçam armazenamento, mas também ofereçam suporte, protejam e ajudem a gerenciar os volumes de informações de acordo com sua importância para as empresas.

Tecnologias como nuvem pública ou privada, edge computing e PaaS/SaaS (plataforma de serviço/software como serviço) proporcionam aos diretores e administradores de TI maior controle sobre esse tipo de problema. Diante disso, uma estratégia de nuvem híbrida que combina elementos próprios e de terceiros é a melhor opção para coordenar esses serviços, devido à sua adaptabilidade, o que representa um grande benefício para todos os tipos de empresas.

Continua após a publicidade

A união do público e do privado

Embora o termo nuvem híbrida (união da nuvem pública e privada) possa parecer um conceito relativamente novo, é provável que sua empresa já use isso por vários anos devido à necessidade crescente de armazenamento flexível e disponibilidade de dados. Segundo um levantamento feito pela empresa Panda Security, espera-se que os data centers em nuvem processem 94% das cargas de trabalho até 2021, exigindo estratégias que combinem as duas nuvens.

A nuvem pública pode ser entendida como um serviço de computação que é oferecido por meio de um provedor externo na Internet, está à disposição de qualquer pessoa que o solicite e costuma ser de baixo custo ou até mesmo gratuita. Em geral, representa um benefício econômico para as empresas, pois permite economizar em infraestrutura e manutenção de hardware privado.

Ao contrário da nuvem pública, a nuvem privada está disponível para usuários específicos por meio de uma rede interna, por isso também é chamada de nuvem corporativa. Este serviço oferece uma melhoria nos sistemas de segurança e privacidade que mantêm as informações confidenciais afastadas de provedores externos, sendo que, neste modelo, a empresa é responsável pelos custos de administração e manutenção.

Continua após a publicidade

A nuvem híbrida permite que a empresa dimensione sua infraestrutura local e acesse o domínio público, enquanto ainda protege parte de seus dados. Desta forma, a nuvem híbrida proporciona a flexibilidade da nuvem pública sem descuidar da segurança que distingue o modelo privado. A questão não é começar ou não utilizar este modelo, mas sim utilizá-lo de forma a agregar valor para sua empresa.

Máxima produtividade e valor, com espaço mínimo

Para obter o melhor da nuvem híbrida, é necessário que as empresas definam quais de seus dados devem ser mantidos na nuvem privada e quais podem ser hospedados em servidores públicos. Para isso é necessário desenhar uma estratégia que lhes permita obter o maior benefício do modelo híbrido.

O primeiro passo no planejamento dessa estratégia é pensar nas operações da empresa que precisam permanecer internas, ou seja, dentro da nuvem privada, para garantir sua segurança de usuários externos. Em seguida, a relevância de cada um dos dados é analisada para que, se assim for decidido, sejam movidos para a nuvem pública. Isso irá liberar espaço no hardware local, oferecendo maior capacidade de armazenamento para informações mais relevantes.

Continua após a publicidade

Por exemplo, se sua empresa usa recursos próprios para armazenar um banco de dados de vendas, é provável que esse serviço possa ser gerenciado por meio de provedores SaaS ou PaaS, permitindo que esse espaço seja utilizado para tratar dados financeiros sem a necessidade de investir na expansão de sua infraestrutura e economizando recursos.

Em alguns casos, o resultado da liberação de espaço interno pode ser que o próprio data center não seja mais totalmente necessário para a empresa. Isso é benéfico, uma vez que a infraestrutura pode ser alugada em um modelo de multi-tenant data center ou a empresa pode fechar parcerias com outras empresas para dividir o espaço.

Desenhar e respeitar a estratégia de nuvem híbrida permitirá que a empresa gerencie melhor seu espaço livre, ou seja, saberá com mais precisão quando chegar a hora de adquirir maior capacidade de armazenamento, seja no modelo público ou privado.

Um dos benefícios de migrar da nuvem privada para a pública é liberar espaço para armazenamento. No entanto, é preciso ter cuidado ao fazer essa mudança, pois pode facilmente comprometer a privacidade de dados importantes para a operação da empresa. Uma boa seleção das informações que ficarão em seu local e o que serão migradas é essencial.

Continua após a publicidade

Uma estratégia de armazenamento bem planejada

É importante mencionar que a nuvem híbrida oferece grande escalabilidade. Assim, a empresa poderá crescer e atender às novas demandas que vão surgindo, sem perder as qualidades que já possui. Além disso, a flexibilidade em questões de armazenamento que este modelo oferece torna o acesso aos dados mais eficiente para qualquer usuário da empresa.

Como qualquer ferramenta, a nuvem híbrida é muito útil quando usada da maneira mais eficiente. Por se tratar de um modelo que busca otimizar o armazenamento de informações, deve-se ter cuidado na tomada de decisões que definirão quais dados são relevantes e quais não são para o correto funcionamento da empresa.

Lembre-se também que todos esses movimentos serão feitos em benefício da sua empresa, por isso é fundamental levar em consideração suas necessidades e objetivos para estabelecer quais deles podem ser atendidos com o uso da nuvem híbrida e nunca perder de vista o futuro.

Continua após a publicidade

*Ed Solis é vice-presidente da CommScope para a área de Enterprise para as regiões da América Latina e Caribe