Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estratégia de nuvem híbrida: a transformação digital das empresas no rumo certo

Por Redação | 20 de Novembro de 2020 às 09h30

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Divulgação / IBM
Divulgação / IBM
Tudo sobre IBM

No último dia 18 de novembro, foi divulgado ao público um estudo intitulado “Quão preparada estão as empresas brasileiras para adoção de nuvem híbrida? ". Realizado pela consultoria IDC, a pedido da IBM, o documento traz dados reveladores sobre a maturidade das empresas do Brasil em relação à sua adoção de nuvem híbrida.

De forma geral, a pesquisa aponta que as empresas brasileiras estão indo, cada vez mais, além da experimentação, movendo cargas de trabalho críticas aos ambientes em nuvem híbrida para gerar maior competitividade e agilidade nos negócios. Segundo o documento, atualmente, 33% das empresas entrevistadas já integram ambientes de nuvem de distintos tipos e provedores, em uma abordagem de nuvem híbrida. Outras 17% apontam que planejam fazer isso nos próximos 12 meses, com grande foco em aprimorar a modernização e mobilidade de aplicações.

O estudo revela que no país ainda predominam ambientes de TI tradicionais e 83% das empresas participantes ainda contam com seu próprio datacenter. Mas a transição para um modelo de nuvem híbrida está em curso: 59% das empresas entrevistadas já vêm utilizando algum tipo de nuvem; na amostra geral, 33% das organizações trabalham com nuvem pública, 31% com nuvem privada on-premises e 27% com nuvem privada hospedada em um provedor.

E entre as empresas que atualmente trabalham com nuvem privada, temos outros números reveladores:

  • 40% querem executar mais da metade de suas cargas de trabalho em um ambiente híbrido dentro de 24 meses;
  • Com a nuvem pública não é diferente: 45% das empresas que estão na nela, hoje, querem levar metade ou mais de suas cargas de trabalho para esse ambiente nos próximos dois anos;
  • E a estratégia multicloud – na qual as empresas têm aplicações rodando em mais de uma nuvem pública - já é uma realidade, com 55% dos entrevistados utilizando mais de um provedor de cloud pública para IaaS e PaaS;
  • Cerca de 48% das empresas respondentes usam algum tipo de nuvem privada;
  • E essas organizações estão indo além da experimentação: 49% das que usam nuvem pública e 51% das que têm nuvem privada usam cloud para cargas de trabalho críticas em produção.

Com os números apresentados acima, é seguro dizer que a estratégia de nuvem híbrida é a melhor opção de plataforma para aplicativos e infraestruturas, já que facilita a flexibilidade e a portabilidade para aplicativos e dados.

E em um momento tão definidor de como será a transformação digital de uma organização, a IBM possui as ferramentas, a plataforma e conhecimento de mercado necessário para inovação de arquitetura no cliente. Seu amplo portfólio, que conta com soluções de Inteligência Artificial (Watson), security, automation, encryption e Internet das Coisas (IoT), pode ajudar diversas industrias a implementar operações inteligentes que permitem a transformação em escala.

Logo, confira abaixo as melhores soluções IBM para implementação e gestão de uma arquitetura de nuvem híbrida estável, confiável e segura.

Uma abordagem híbrida confiável

A nova geração da cloud híbrida possibilita desenvolver e gerenciar em qualquer cloud com uma plataforma comum, permitindo que você qualifique uma vez, desenvolva e gerencie em um único painel de vidro. Na IBM, a base desta abordagem é o Red Hat® OpenShift®, a plataforma de contêiner de cloud híbrida líder de mercado. Com essa solução, é possível desenvolver e consumir serviços em cloud em qualquer lugar e por meio de qualquer cloud.

A IBM também oferece soluções IBM Cloud Pak®, um portfólio de softwares dotados com IA, que é executado no Red Hat OpenShift. Essas soluções podem ajudar as organizações a avançar na transformação digital com insights de dados, predição, segurança, automação e modernização, em qualquer ambiente de cloud. Além disso, é possível automatizar a implementação, o gerenciamento e a governança em um único ponto de controle (dashboard), onde quer que suas cargas de trabalho sejam executadas.

Por fim, a arquitetura de cloud híbrida da IBM permite que você desenvolva e execute com consistência em ambientes de cloud, locais e de borda. Para isso, a empresa oferece softwares projetados exclusivamente para ajudar a implementar fluxos de trabalho inteligentes em seu negócio, liberando a inteligência da IA e a agilidade que só uma nuvem híbrida pode proporcionar.

Modernize seus aplicativos em cloud

Modernizar a infraestrutura de cloud, a arquitetura interna e outros recursos dos aplicativos permitem que a sua empresa esteja preparada para as mudanças tecnológicas e o aumento na demanda, através da escalabilidade.

E a IBM trabalhará com você em toda a sua transformação de aplicativos, desde a modernização da infraestrutura e dos aplicativos existentes até o desenvolvimento e a implementação de aplicativos executados em qualquer plataforma em cloud.

Para isso, a IBM desenvolverá junto à sua organização uma estratégia com base em ROI alinhada aos seus objetivos. Em seguida, ajustaremos a escala de seus negócios e faremos de sua jornada para a cloud híbrido um sucesso. Usando as ferramentas de DevOps, os aceleradores e a automação orientada por IA, ajudamos os clientes a mudar a forma como eles operam.

Para que isso ocorra, é necessário seguir cinco passos:

1 - Uma estratégia que entrega o que a sua empresa precisa

Cada aplicativo proprietário é específico e requer uma solução customizada. Nossa avaliação começa com insights orientados por IA e visualizações de aplicativos, middleware e bancos de dados. Isso resultará em um roteiro completo orientado por ROI. A partir daí, será possível implementar de maneira independente usando nosso software, permitir que a IBM o implemente para você ou permitir que a IBM gerencie tudo isso para você em uma base contínua.

2 - A modernização dos aplicativos para redução de custos

A estratégia da IBM em otimizar os aplicativos e migrá-los para a nuvem rapidamente permite visualizar um impacto mensurável, incluindo risco de conformidade e custo de migração reduzidos, além de velocidade de implementação aprimorada. Nossas qualificações, métodos e ferramentas também vão além da modernização, ajudando a alinhar sua TI com os requisitos de negócios, reduzir seus custos operacionais para liberar capital de inovação e aprimorar sua segurança geral de aplicativos.

3 - A última palavra em métodos e ferramentas

A IBM fornece ambientes, ferramentas e métodos para ajudá-lo a fornecer aplicativos para execução em qualquer lugar, on-premises ou na nuvem, seja ela nuvem pública, privada ou híbrida, de maneira mais rápida e segura.

Com a nossa estratégia, será possível desenvolver aplicativos conteinerizados e otimizados com a abordagem cloud native para a escala e o desempenho, que aproveitam os princípios da entrega contínua e de DevOps para reduzir o prazo de lançamento no mercado.

4 - Integre e faça funcionar

A IBM ajuda você a desenvolver uma arquitetura cloud native desde o princípio, conduzida por API e orientada a eventos, com uma implementação de baixa granularidade através de contêineres Red Hat OpenShift. Essa arquitetura de integração moderna e capacita suas equipes a desenvolver as integrações necessárias para atender às demandas e reduzir os custos.

5 - Implemente e gerencie rapidamente e em escala

A IBM ajuda o departamento de TI da sua empresa a implementar e gerenciar seus aplicativos de forma segura em ambientes, clouds, incluindo a IBM Cloud, e hardwares especializados. Alguns problemas podem ser solucionados com a portabilidade fornecida por meio da conteinerização e o Red Hat® OpenShift®.

Outros problemas podem ser solucionados com um plano de controle único entre clouds que tenha suporte integrado para o gerenciamento de segurança e conformidade. Em outros casos, pode fazer sentido que a IBM gerencie sua propriedade por você. Independentemente da abordagem, a IBM pode ajudá-lo a reduzir os custos e aumentar a eficiência operacional e a visibilidade.

E com o uso do IBM Garage, é possível cocriar, juntamente com a sua empresa, aplicativos nativos em cloud entre seis e oito semanas. O Garage permite que a IBM trabalhe lado a lado com a sua empresa, mesmo que virtualmente, para descobrir novas formas de trabalhar que ajudem a impulsionar a transformação digital da sua organização. Reunimos a profundidade de experiência e a metodologia comprovada da IBM e utilizamos o design thinking corporativo para impulsionar a sabedoria e a criatividade de sua equipe. Tudo com as pessoas certas, dados úteis, tecnologia aplicada e espaços dedicados.


O melhor gerenciamento multicloud

Para garantir que o gerenciamento de suas múltiplas nuvens tenham o máximo de eficiência, a IBM disponibiliza o Cloud Pak™ para o Multicloud Management. Executado na plataforma Red Hat OpenShift Container, ele oferece visibilidade consistente, governança e automação. As empresas ganham recursos como gestão multicluster, gerenciamento de eventos, de aplicativos e de infraestrutura.

Além disso, o IBM Cloud Pak garante o aumento de eficiência operacional promovida pela análise de dados inteligente e por sinais preditivos importantes, além de obter suporte integrado para seu gerenciamento de conformidade. Tudo isso onde quer que seus aplicativos residam, on premises, na cloud, na borda ou em qualquer outro lugar.

Webinar: tornado os seus negócios mais inteligentes na recuperação econômica

Estamos sempre em movimento, e agora estamos em recuperação econômica. Apontamentos de mercado mostram que a indústria se recupera em taxas surpreendentes e que somente as empresas que investem em inovação poderão se destacar nos próximos semestres. Mas como reagir? Onde investir?

No próximo dia 26 de novembro, a IBM promove o webinar "Negócios mais inteligentes", onde serão abordadas algumas ferramentas disponíveis que, hoje, podem ajudar sua organização a curto e longo prazo, focando na ampliação dos negócios e melhoria de resultado com uma organização resiliente, ágil e flexível. A discussão também aborda os movimentos que empresas de pequeno e grande porte estão fazendo, de diferentes indústrias.

Para se inscrever no evento - gratuito e online - basta clicar neste link.