Publicidade

Microsoft fecha parceria com SES para integrar satélites e serviços da Azure

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Agosto de 2021 às 11h00

Link copiado!

SES
SES
Tudo sobre Microsoft

Nesta terça-feira (17), a SES, empresa líder em soluções globais de conectividade de conteúdo, anuncia que a Microsoft é sua primeira cliente, como provedora de serviços em nuvem, a contratar o sistema de satélites O3b mPOWER. Trata-se de um sistema de órbita terrestre média, cujos serviços de conectividade de alto desempenho serão usados para a Microsoft apresentar as novas soluções Azure Orbital, que integram a conectividade via satélite aos serviços de computação na nuvem da plataforma Azure.

Os atuais satélites O3b e os novos O3b mPOWER, ambos da SES, operam a cerca de 8.000 km de altitude, na órbita média. A nova constelação deverá contar com 11 unidades e infraestrutura massiva em solo e, no ano que vem, quando estiver totalmente operacional, os satélites O3b mPOWER irão proporcionar aumento na flexibilidade e taxa de transferência sem precedentes para qualquer lugar da rede Azure, em todo o mundo. Por enquanto, a Microsoft deverá manter o uso da constelação atual da SES, para já oferecer conectividade aos clientes, e migrará para as unidades da O3b mPOWER em 2022.

William Chappell, vice-presidente da Azure Global na Microsoft, afirma que usar o sistema de órbita terrestre média da SES é uma forma de aumentar o poder da Azure Orbital, e permite oferecer mais resiliência e soluções de conectividade de satélite que sejam abrangentes para os clientes. “Nossa colaboração com a SES é fundamental para cumprir nossa visão de capacidade multi-órbita habilitada para nuvem para atender às necessidades críticas do setor”, finalizou.

Continua após a publicidade

Já a implementação do O3b mPOWER nas regiões atendidas pela rede Azure é mais um passo na colaboração entre a Microsoft e a SES, que está localizando quatro dos gateways dos satélites diretamente nos data centers do serviço ou próximo deles, sendo também a parceira inicial de conectividade de satélite de órbita terrestre média para o Microsoft Azure Orbital. “A implantação do nosso inovador sistema O3b mPOWER pela Microsoft é mais um passo em nossa colaboração para levar serviços de nuvem da Azure, de alto desempenho e baixa latência, para clientes em todo o mundo”, afirmou JP Hemingway, CEO da SES Networks.

Hemingway explica que os clientes serão beneficiados com novos níveis de conectividade por satélite em escala de nuvem, automação inteligente e serviços gerenciados, que ampliam o alcance e liberam mais recursos para os usuários do sistema de computação na nuvem. Os satélites O3b mPOWER devem ser lançados no fim do ano e, conforme se aproxima, o sistema ganhará força com clientes em todas as regiões e segmentos do mercado.