Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei Cloud prepara seu negócio para o futuro com IA

Por Redação | 07 de Dezembro de 2023 às 15h27

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
(Imagem: Raysonho/Wikimedia Commons)
(Imagem: Raysonho/Wikimedia Commons)
Tudo sobre Huawei

Com a missão de fazer com que a adoção de soluções de cloud seja tão fácil quanto abrir uma torneira, a Huawei Cloud desenvolve e oferece um serviço completo de infraestrutura, desde os servidores até a segurança, para que os clientes não precisem estabelecer seus próprios data centers. Líder em tecnologia, a empresa oferece recursos de ponta com preço competitivo, além de customização e suporte dedicado para todos os tamanhos de clientes.

A Huawei Cloud conta com 84 zonas de disponibilidade (AZs) em 30 regiões e atende mais de três milhões de clientes em mais de 170 países e regiões, trabalhando agora para expandir sua expertise em transformação digital para o Brasil. Essas e outras inovações são possíveis graças ao forte investimento da Huawei em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Em 2022, US$ 23,2 bilhões foram aplicados em P&D de produtos, representando 25,1% da receita anual.

A companhia se tornou um dos principais fornecedores de nuvem de crescimento mais rápido do mundo, atendendo a quase três milhões de clientes globalmente. Somente no Brasil, são atendidos mais de 300 clientes em áreas como finanças, mídia, governo e operadoras. Além disso, o grupo já atendeu a mais de 800 nuvens de governo eletrônico, mais de 300 clientes financeiros e 90% das 30 maiores empresas automotivas da China.

A Huawei Cloud reforçou seu compromisso com esses objetivos e com o Brasil durante o Huawei Cloud Summit 2023, realizado em São Paulo no último dia 22 de novembro. Engajada com o país há 25 anos, a gigante pretende continuar estando "No Brasil, para o Brasil", aproveitando a oportunidade para anunciar para o mercado brasileiro as soluções com IA baseadas no modelo Pangu 3.0, lançado neste ano.

Sistema de modelos que utiliza aprendizado de máquina de alto desempenho e alta confiabilidade para suprir necessidades diversas e superar desafios complexos, o Pangu 3.0 é parte da estratégia de "IA para a indústria" da Huawei Cloud, tendo sido treinado para atender uma ampla gama de setores. Confira algumas das aplicações oferecidas com o Pangu 3.0:

Pangu-Weather

Desenvolvido para acelerar a previsão do tempo na meteorologia, o Huawei Pangu-Weather é o primeiro modelo de IA a superar os métodos de previsão numérica (NWP) de última geração, realizando os cálculos de maneira extremamente rápida. Enquanto os algoritmos tradicionais levavam 5 horas para prever a trajetória de um tufão nos próximos 10 dias, o Pangu-Weather consegue realizar a mesma tarefa em apenas 10 segundos.

Seu desempenho extraordinário chegou a ser tema de um estudo publicado na renomada revista científica Nature, em que foram destacados sua agilidade 10 mil vezes maior que a dos métodos usados atualmente, além da maior precisão, graças à aprendizagem profunda alimentada por dados coletados por 43 anos.

A grande eficácia do Pangu-Weather foi demonstrada ainda em um caso real em maio de 2023, durante a passagem do tufão Mawar na China, em que o modelo de IA da Huawei teve uma taxa de precisão substancialmente maior que os métodos tradicionais.

Pangu Mining

A mineração é uma atividade que necessita de muita mão de obra, aspecto que se converte em inúmeros riscos técnicos e de segurança. O modelo de IA Pangu Mining da Huawei foi treinado para reduzir drasticamente esses riscos, tendo sido aplicado com sucesso em julho de 2023 em Jinan, na província de Shandong, na China.

Empregando uma quantidade massiva de dados para o aprendizado de máquina, o Pangu Mining cobre mais de 300 processos da extração de carvão e realiza tarefas automatizadas como a escavação, a condução até o maquinário, o transporte e a comunicação.

A solução embarca ainda um sistema de monitoramento inteligente que identifica obstáculos para evitar falhas nos transportes, que atrapalham a extração e causam grandes perdas financeiras. Sua taxa de precisão é excepcional, atingindo até 98%.

Pangu Railway

Preparado para melhorar de maneira significativa a eficiência operacional de malhas ferroviárias, o Pangu Railway aprimora a identificação de falhas, enquanto a torna mais acessível. O padrão usado atualmente, os Sistemas de Detecção de Trens de Carga (TFDS, na sigla em inglês) são caros, trabalhosos e estão sujeitos a múltiplos erros.

A solução da Huawei Cloud contorna esses problemas ao ser capaz de identificar 67 tipos de vagões e mais de 430 tipos de falhas nas vias ou trens, podendo ainda trabalhar em conjunto com os TFDS para escanear rapidamente milhões de imagens e filtrar as melhores, garantindo precisão e rapidez nos resultados.

MetaStudio

Baseado no Pangu, o MetaStudio (Huawei Cloud AI Digital Human Solution) é o pipeline de produção de conteúdo digital completo da Huawei Cloud, embarcado com tecnologias capazes de criar avatares digitais realistas em 2D e em 3D. A solução pode ainda recriar pessoas conhecidas, falando em diversas línguas, utilizando IA em um processo extremamente rápido.

Com o MetaStudio, o tempo de criação de uma pessoa virtual passou de nove dias para apenas três minutos, exigindo uma quantidade muito menor de recursos — para uma customização 2D, por exemplo, são necessários apenas três minutos de vídeo e 30 minutos de áudio.

Suas aplicações também são bastante amplas: o mercado do entretenimento pode aproveitar o Digital Human da Huawei Cloud para produzir conteúdo em diferentes línguas simultaneamente, vantagem que pode ser explorada ainda em setores como o de treinamentos virtuais, vendas pela internet e atendimento ao cliente por vídeo.

Outra grande área a se beneficiar dos avatares digitais é o mercado financeiro, com melhorias no serviço de atendimento. A tecnologia otimiza a experiência de interação com o telemarketing, garantindo maior satisfação dos clientes, e estão ativos 24 horas por dia nos sete dias da semana com capacidade ilimitada, eliminando eventuais limitações dos sistemas atuais, como chamadas perdidas e respostas demoradas.

Casos de sucesso já podem ser encontrados em grandes bancos da China, com um deles chegando a desenvolver um gêmeo digital para gerentes, fornecendo aos usuários o acesso rápido ao seu próprio gerente virtual para que os problemas possam ser resolvidos de forma rápida e eficiente.

Destaca as vastas possibilidades do Digital Human um estudo da Emergen Research, empresa de pesquisa e consultoria com foco nas próximas indústrias emergentes, que indicou que o mercado para aplicações de avatares ultrapassará os US$ 527 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual de 46,4%.

GaussDB

Através do DataArts, pipeline de governança de dados completo usado para converter grandes volumes desordenados e complexos de informação em dados de alta qualidade, a Huawei oferece o GaussDB, um banco de dados em nuvem ultra distribuído e ultra escalável que revolucionou a maneira como essas estruturas são construídas.

A solução suporta petabytes de armazenamento e contém mais de mil nós por instância de banco de dados, já sendo usado nos setores de finanças, seguros, valores mobiliários e energia, bem como internamente pela própria Huawei.

O GaussDB fornece ainda recursos de segurança de alto nível a um baixo custo, incluindo mascaramento dinâmico de dados, criptografia transparente de dados (TDE), controle de acesso em nível de linha e computação criptografada.

Graças à sua arquitetura distribuída e dimensionável, bem como sua capacidade de consultar informações enquanto estão sendo gravadas, o banco de dados da Huawei Cloud é ideal para transações online altamente simultâneas que contêm um grande volume de dados de governo, finanças, comércio eletrônico, O2O (online-to-offline), gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM), assim como na consulta de registro de detalhes de chamadas (CDR) nos setores de segurança, telecomunicações, finanças e Internet das coisas (IoT).

Pangu 3.0 traz IA ao Brasil e América Latina

Conforme destacou no Summit o CEO da Huawei Cloud Brasil, Yang Hua, todas as soluções baseadas no Pangu 3.0 estão sendo treinadas para o mercado brasileiro, para garantir que as empresas do país, assim como de toda a América Latina, possam estar preparadas para a nova era de Inteligência Artificial.

Essas tecnologias não apenas garantirão que os empreendimentos da região atinjam paridade com o restante do mundo, mas também possam aprimorar sua produtividade e eficiência para crescer cada vez mais.