Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google anuncia lançamento do beta de sua primeira plataforma híbrida em nuvem

Por| 21 de Fevereiro de 2019 às 08h37

Link copiado!

Google anuncia lançamento do beta de sua primeira plataforma híbrida em nuvem
Google anuncia lançamento do beta de sua primeira plataforma híbrida em nuvem
Tudo sobre Google

Nesta quarta-feira (20), a Google anunciou o lançamento do beta da Cloud Services Platform (CSP), a primeira tentativa real da empresa de usar seus serviços em nuvem para o mercado de data centers corporativos. A novidade havia sido revelada originalmente em julho do ano passado durante a conferência Cloud Next.

Apesar do nome, a CSP da Google funciona de modo bem diferente de outros do tipo, como o Azure Stack da Microsoft. Ao invés de instalar todas as ferramentas e funcionalidades de seus serviços em nuvem nos data centers locais das empresas, a CSP tem como foco a Google Kubernetes Engine, que permite que as empresas rodem seus aplicativos não apenas nas redes locais como ainda em qualquer servidor em nuvem que dê suporte a containers, possibilitando a utilização de uma plataforma “híbrida” em nuvem.

Para Chen Goldberg, diretora de engenharia da Google Cloud, a ideia é ajudar as empresas a modernizarem seus serviços e suas plataformas de trabalho. Ela afirma que, ainda que a maioria das pessoas estejam empolgadas com a ideia de ambientes em nuvem, os corpos diretores de diversas empresas estão descobrindo que não é assim tão fácil implementar esse sistema em seus servidores. Por isso a Google está oferecendo essa nova opção de sistema híbrido, que servirá para facilitar o processo de entrada no mundo em nuvem sem a necessidade de fazer grandes mudanças na infraestrutura de rede das empresas.

Isso porque, como a CSP é uma plataforma gerenciada, ou seja, é a equipe da Google que irá lidar com toda a parte mais pesada da instalação de atualizações e patches de seguranças. Já quanto à tecnologia, o sistema não apenas dará suporte às Kubernetes como também ao Istio, um serviço cada vez mais popular que permite às empresas controlarem todo o tráfego de dados e a utilização de APIs pelos programas da rede.

Continua após a publicidade

Junto com a CSP, a Google também lançou nesta quarta o CSP Config Management, uma ferramenta que permitirá aos usuários criar políticas multicluster e controlar o acesso à rede. Além disso, a CSP também já possui integração com os serviços de monitoramento do Google Stackdriver e outras plataformas de entrega contínuas.

Goldberg admite que dar suporte a softwares que irão rodar em um ambiente de data center que não é próprio da companhia é um enorme desafio, mas uma das prioridades da Google desde que resolveu entrar nesse mundo de data centers era não forçar os usuários a utilizarem um tipo específico de hardware (como já ocorre hoje com o Azure Stack). Por isso a escolha da empresa pela vSphere da VMware - uma plataforma de virtualização de servidores que já é usada pela maioria dos data centers do mundo - permitirá a simplificação da instalação da CSP em praticamente qualquer sistema.

Fonte: TechCrunch