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Alibaba celebra alta de seu serviço de nuvem, mas e-commerce desacelera

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Fevereiro de 2022 às 20h30

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O Alibaba registrou seu menor crescimento de receita trimestral desde a abertura de capital em 2014 nesta última quinta-feira (24). Apesar da desaceleração, a empresa tem investido bastante em outras áreas, sobretudo na sua plataforma de armazenamento em nuvem, Alibaba Cloud, que marcou um aumento de 20% em relação ao ano passado.

O Alibaba Cloud, com sede em Hangzhou, na China, é a maior provedora de serviços de infraestrutura em nuvem do país. De acordo com o presidente e executivo-chefe do Alibaba, Daniel Zhang Yong, a empresa opera em um mercado doméstico que vale cerca de 1 trilhão de yuans (R$ 815 bilhões).

Atualmente, a empresa oferece serviços de computação em nuvem em 25 regiões ao redor do mundo — assim o Alibaba depende menos dos principais clientes do setor de internet, buscando negócios em outras áreas além do e-commerce.

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Os serviços de computação em nuvem permitem que as empresas comprem, vendam, aluguem ou distribuam uma variedade de softwares e outros recursos digitais — gerenciados dentro de data centers — como um serviço sob demanda pela Internet, assim como a eletricidade de uma rede elétrica.

O lucro recente do Alibaba Cloud mostra que a empresa tem investido bastante para se expandir no setor, sobretudo em território internacional. Em junho do ano passado, o Alibaba anunciou um investimento de US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões) para desenvolver seus serviços em nuvem no Sudeste Asiático.

Na China, o Alibaba Cloud conta com a maior fatia de mercado — com uma participação de 38,3% nos gastos de mercado em serviços de infraestrutura em nuvem no continente no terceiro trimestre do ano passado, segundo dados da empresa de pesquisa Canalys.

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A divisão de armazenamento em nuvem do Alibaba compete com a Huawei Technologies Co e a Tencent Holdings , com participações de mercado de 17% e 16,6%, respectivamente.

Segundo o analista do instituto de pesquisa LeadLeo, o negócio de armazenamento em nuvem é uma das principais prioridades do Alibaba. “Digitalização e serviços em nuvem são os campos de batalha para a futura indústria da Internet”, disse Peng.

Tensão entre a China e os EUA é um desafio para Alibaba Cloud

O Alibaba Cloud ainda enfrenta dificuldades na sua expansão para o exterior devido às tensões entre Pequim e Washington. O serviço de armazenamento em nuvem do Alibaba ainda está em fase de análise nos EUA — em uma tentativa de entender como a empresa chinesa armazena e administra os dados dos clientes norte-americanos por questões de segurança.

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Os mercados estrangeiros terão um papel importante na expansão dos serviços em nuvem do Alibaba, de acordo com o analista da empresa de pesquisa Analysys International, Du Yueshuang.

“Os produtos de computação em nuvem são altamente padronizados, o que evita os problemas de localização que as empresas chinesas costumam enfrentar quando vão para o exterior”, disse Du. “Esses fatores determinam o investimento contínuo do Alibaba Cloud em operações no exterior”, completou ele.

Fonte: SCMP