EMC redefine nuvem híbrida para empresas

Por Redação | 29 de Outubro de 2014 às 15h17

A EMC anunciou nesta terça-feira (28) a disponibilização imediata da solução EMC Enterprise Hybrid Cloud. A tecnologia integra software, hardware e serviços da empresa e da VMware para unir as forças das nuvens pública e privada.

Com esta solução, as empresas não precisarão mais escolher entre a velocidade e agilidade dos serviços em nuvem pública e o controle e a segurança da infraestrutura de nuvem privada. Visto que as corporações procuram acompanhar as demandas atuais de negócios, elas necessitam tanto da nuvem pública, que é mais simples, flexível e barata, quanto da nuvem privada, que oferece serviços muito mais confiáveis.

A Enterprise Hybrid Cloud Solution permite que seus clientes implementem uma nuvem híbrida capaz de associar o que há de melhor nas nuvens pública e privada. A solução também possibilita que a TI se torne uma agente de serviços confiáveis na nuvem, além de manter a liberdade de escolha relacionada à tecnologia de gerenciamento e orquestração sobre a qual se queira padronizar a nuvem híbrida.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

Nuvem híbrida

Isso gera um resultado bastante interessante, visto que a tecnologia é capaz de lidar com aplicativos tradicionais e de última geração, além de fornecer transparência financeira, onde a TI pode comprovar seu valor para os negócios.

A solução da EMC pode ser desenvolvida para ser implantada em 28 dias ou menos. O cliente terá acesso a um catálogo completo de serviços de dados automatizados. Também contará com a integração com serviços de nuvem pública baseados nas principais plataformas do mercado, como AWS, Microsoft Azure, VMware vCloud Air, entre outros provedores.

Para a criação do Enterprise Hybrid Cloud, a empresa investiu bastante em engenharia para que a plataforma seja capaz de reduzir o tempo de retorno do investimento ao cliente. Segundo a companhia, foram realizados testes e validação completa para garantir que todos os componentes possam apresentar bom desempenho em conjunto. Foram utilizados centenas de workflows para que a estrutura da solução atendesse com eficiência aos consumidores corporativos.

Para o próximo ano, é esperado que a EMC ofereça o Enterprise Hybrid Cloud com as tecnologias da Microsoft ou OpenStack. Para a Microsoft, a solução será desenvolvida para permitir que os clientes integrem com facilidade suas soluções internas de armazenamento EMC à estrutura presente no Windows Server Hyper-V com Microsoft Azure, de modo que possibilite a implementação e gerenciamento de aplicações e cargas de trabalho em ambientes híbridos.

Para ajudar na implementação em ambientes corporativos de TI, a EMC fornecerá novos serviços profissionais e de treinamento. Projetos similares da empresa já ajudaram mais de 15 mil implementações de nuvem.

Juntamente com os novos serviços de desenho, arquitetura e implementação para nuvem híbrida, a EMC também divulgou novos Professional Services, como o Serviço Gerenciado, destinado ao gerenciamento operacional; o Cloud Advisory Service, que fornece uma ajuda em análises de exigências de aplicativos; o Workshop de Transformação da TI, que ajudará organizações a priorizarem etapas concretas de transformação da TI em serviços, aplicativos, infraestrutura e modelos operacionais; e o Education Services para os clientes que irão gerenciar ou operar a Enterprise Hybrid Cloud.

Para as organizações interessadas, o EMC Hybrid Cloud Solution SDDC Edition com VMware já está disponível para implementação.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.