Publicidade

Psicopatas e sádicos tendem a acreditar em teorias da conspiração, diz estudo

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Luis Villasmil/Unsplash
Luis Villasmil/Unsplash

Pessoas maquiavélicas, narcisistas, psicopatas ou sádicas são mais propensas a acreditar em teorias da conspiração. Pelo menos, é isso o que aponta um estudo da Universidade de Oregon (EUA).

O pesquisador responsável pelo estudo — Cameron Kay, do departamento de psicologia —  aglomerou essas pessoas em um único grupo, chamado Dark Tetrad (Algo como "quarteto sombrio", em tradução livre). Os traços de integrantes desse grupo envolvem manipulação, cinismo, vaidade, auto-obsessão, impulsividade, insensibilidade, crueldade e até abuso. 

“Em termos simples, parece que pessoas desagradáveis, que pontuam alto nessas características, são mais propensas a acreditar em teorias da conspiração. Elas são propensas a crenças estranhas, não sentem que estão no controle de suas vidas. Têm uma desconfiança inata de outras pessoas e organizações, como o governo", escreve o pesquisador.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para conduzir seu estudo, Kay recrutou 500 universitários para responder uma pesquisa sobre as características em questão e sobre a crença em teorias de conspiração. A pesquisa também mediu tendências de ter crenças incomuns, de sentir falta de controle sobre o próprio futuro, de desejar controle, de confiar nos outros e de sentir necessidade de ser único.

Ao analisar os resultados, Kay conseguiu relacionar esses grupos às crenças conspiracionistas. “A maioria das pessoas pensa que os teóricos da conspiração são malucos. Senti que havia mais coisas acontecendo. Algumas pessoas queriam se conectar socialmente com outras Um pequeno subconjunto queria tirar vantagem dos outros. Eu queria ver o que está por trás dessas crenças e teorias", explica.

O objetivo de longo prazo é encontrar maneiras de diminuir a ideação conspiracionista entre as pessoas com esses traços de personalidade, segundo o próprio autor. O estudo completo pode ser acessado aqui.

Fonte: Science Blog

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*