Por que atletas olímpicos mordem as medalhas?

Por que atletas olímpicos mordem as medalhas?

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 29 de Julho de 2021 às 17h10
photocreo/Envato

Se você estiver acompanhando a Olimpíada de Tóquio (ou mesmo outras edições), talvez tenha reparado em um fato curioso: quando alguns atletas recebem as medalhas, a primeira coisa que fazem é mordê-las. Mas você já parou para pensar no porquê disso? 

Acontece que antigamente, os comerciantes mordiam suas moedas de ouro para verificar sua autenticidade, quando o metal precioso era usado como moeda. No entanto, os campeões olímpicos não estão verificando a pureza de suas medalhas, considerando principalmente que o Comitê Olímpico Internacional (COI) parou de conceder medalhas de ouro puro em 1912.

Mas um dos motivos apontados pelo site oficial das Olimpíadas é: os fotógrafos pedem. Eles consideram a pose de morder uma medalha como a foto que pode chegar à primeira página do jornal do dia seguinte (ou a capa de uma matéria nos sites), portanto, costumam solicitar aos atletas que o façam.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: vectorfusionart/envato)

Um campeão olímpico alemão chamado David Moeller, que ganhou a prata na Olimpíada de Inverno de 2010, chegou até mesmo a quebrar o dente ao fazer a famosa pose. “Os fotógrafos queriam uma foto minha segurando a medalha apenas com os dentes. Mais tarde, no jantar, percebi que estava faltando um pedaço de um dos meus dentes", Moeller revelou ao jornal alemão Bild, na época.

De qualquer forma, morder a medalha é uma tradição que provavelmente vai acompanhar as Olimpíadas por muitos e muitos anos mais.

Fonte: Olympics

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.